Maurice Ravel e a Guerra

Autores

  • Danieli Verônica Longo Benedetti Cruzeiro do Sul/USP/FAPESP

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v4i2.24820

Palavras-chave:

Maurice Ravel, correspondência, amigos, conflitos, guerra.

Resumo

O presente texto, segmento de pesquisa de doutorado realizada no Dep. De Música da ECA/USP, com o apoio da FAPESP, pretende fazer uma reflexão sobre a correspondência do compositor francês Maurice Ravel (1875-1937), voltando-se mais especificamente ao período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Fundamentado em trabalhos referenciais e no importante acervo da correspondência do compositor, de posse da Bibliothèque Nationale de France – BNF, o presente texto pretende questionar a que ponto a idéia fixa pela defesa da pátria tomou conta da vida do compositor, influenciando sua produção musical do período em questão.

Biografia do Autor

Danieli Verônica Longo Benedetti, Cruzeiro do Sul/USP/FAPESP

Danieli Verônica Longo Benedetti é Doutora e Mestre pela ECA/USP/FAPESP. Pós-Doutoranda com pesquisa sediada no Departamento de Música da ECA/USP e apoio da FAPESP. Estudiosa da música francesa do início do século XX, suas pesquisas, ambas financiadas pela FAPESP e fundamentadas em estágios de pesquisas de campo realizados na Bibliothèque Nationale de France – BNF (2006 e 2011), tratam da influência do contexto histórico nas obras dos compositores Claude Debussy e Maurice Ravel. Entre outros, tem publicado anualmente nos Anais da ANPPOM (desde 2005) e na Revista OPUS (2007, 2009 e 2011) http://www.anppom.com.br/opus/. Especialista no ensino do piano pela École Normale de Musique de Paris, França e em interpretação pianística pelo Conservatório Nacional de Strasbourg - CNRS, França. Bacharel em música – piano, pela UNESP.

Downloads

Como Citar

Benedetti, D. V. L. (2011). Maurice Ravel e a Guerra. Música Em Perspectiva, 4(2). https://doi.org/10.5380/mp.v4i2.24820

Edição

Seção

Artigos