Alberto Nepomuceno: vínculos modernistas no Trio em Fá sustenido menor (1916)

Autores

  • Luiz Guilherme Duro Goldberg Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v3i1.20982

Palavras-chave:

Alberto Nepomuceno, modernismo musical, Trio, análise musical.

Resumo

Albeto Nepomuceno tem sido descrito, pela tradição historiográfica brasileira, invariavelmente, pelos seus vínculos com o nacionalismo musical. No entanto, como interpretar as considerações a respeito de seu modernismo musical? Uma das obras pilares para esse entendimento é o seu Trio em fá sustenido menor, para violino, violoncelo e piano, composto em 1916. Tendo as críticas de sua estreia e da Audición de Obras de Compositores Brasileños, ocorrido em Buenos Aires, em 1919, como substrato, procedeu-se a análise dessa obra para, a partir daí, compreender os pareceres nelas veiculados, bem como diagnosticar os seus vínculos com o modernismo musical.

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Como Citar

Duro Goldberg, L. G. (2010). Alberto Nepomuceno: vínculos modernistas no Trio em Fá sustenido menor (1916). Música Em Perspectiva, 3(1). https://doi.org/10.5380/mp.v3i1.20982

Edição

Seção

Artigos