Experiência de fluxo na prática e aprendizagem musical

Autores

  • Rosane Cardoso de Araújo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v1i2.19491

Palavras-chave:

Teoria do fluxo, experiência de fluxo, motivação e música

Resumo

A Teoria do Fluxo de Csikszentmihalyi (2003, 1999, 1996, 1992, 1990) pode ser considerada como referencial significativo para os estudos sobre motivação e prática musical. De acordo com este autor, o envolvimento do sujeito de forma intensa numa determinada atividade pode gerar a experiência de fluxo, caracterizada como um momento de imersão total numa atividade compatível com as habilidades do sujeito que leva uma excelente sensação de bem estar, a ponto de alterar a percepção do tempo. Este processo, se constante, favorece a aquisição da personalidade autotélica, perfil caracterizado pelo aumento da capacidade de concentração auto-estima e satisfação. A teoria do fluxo tem sido utilizada em pesquisas sobre cognição, aprendizagem e performance musical e muitos resultados significativos estão sendo apontados.

 

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Como Citar

Cardoso de Araújo, R. (2008). Experiência de fluxo na prática e aprendizagem musical. Música Em Perspectiva, 1(2). https://doi.org/10.5380/mp.v1i2.19491

Edição

Seção

Artigos