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A Teoria da Obnubilação Brasílica na História da Música Brasileira: Renato Almeida e "A Sinfonia da Terra"

Maria Alice Volpe

Resumo


Trata da construção historiográfica do nacionalismo musical brasileiro enfocando obras fundacionais. Busca mapear concepções de identidade nacional no quadro das teorias “cientificistas” que influenciaram o pensamento sócio-antropológico brasileiro, a crítica literária e, conforme propomos aqui, a historiografia musical. A Escola do Recife explicou o “caráter nacional” segundo duas teorias: o determinismo racial e o determinismo geográfico (mesologismo). Tais concepções influenciaram os autores das primeiras histórias da música brasileira. O presente estudo aborda uma das vertentes da teoria do "caráter nacional" do período inaugural da musicologia brasileira, norteada pelo determinismo geográfico. O livro de Renato Almeida (1928) é analisado à luz da teoria da “obnubilação brasílica” de Araripe Júnior, que via no parâmetro ‘meio’ (clima e geografia) fator de conformação da cultura, fundamentado no mesologismo. Com base nas idéias de Araripe sobre a literatura, analisaremos o capítulo onde Almeida propõe que a formação do “caráter nacional” brasileiro devia-se primordialmente ao impacto da natureza sobre o homem e a adaptação ao meio hostil dos trópicos, manifestando-se na música. A paisagem local foi critério historiográfico não apenas como “tópico” nacionalista, mas, sobretudo, na identificação de uma “expressividade” musical brasileira.

Palavras-chave


music historiography; nationalism; music and literature; historiografia musical; nacionalismo; música e literatura

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/mp.v1i1.11719