A Teoria da Obnubilação Brasílica na História da Música Brasileira: Renato Almeida e "A Sinfonia da Terra"

Autores

  • Maria Alice Volpe

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v1i1.11719

Palavras-chave:

music historiography, nationalism, music and literature, historiografia musical, nacionalismo, música e literatura

Resumo

Trata da construção historiográfica do nacionalismo musical brasileiro enfocando obras fundacionais. Busca mapear concepções de identidade nacional no quadro das teorias “cientificistas” que influenciaram o pensamento sócio-antropológico brasileiro, a crítica literária e, conforme propomos aqui, a historiografia musical. A Escola do Recife explicou o “caráter nacional” segundo duas teorias: o determinismo racial e o determinismo geográfico (mesologismo). Tais concepções influenciaram os autores das primeiras histórias da música brasileira. O presente estudo aborda uma das vertentes da teoria do "caráter nacional" do período inaugural da musicologia brasileira, norteada pelo determinismo geográfico. O livro de Renato Almeida (1928) é analisado à luz da teoria da “obnubilação brasílica” de Araripe Júnior, que via no parâmetro ‘meio’ (clima e geografia) fator de conformação da cultura, fundamentado no mesologismo. Com base nas idéias de Araripe sobre a literatura, analisaremos o capítulo onde Almeida propõe que a formação do “caráter nacional” brasileiro devia-se primordialmente ao impacto da natureza sobre o homem e a adaptação ao meio hostil dos trópicos, manifestando-se na música. A paisagem local foi critério historiográfico não apenas como “tópico” nacionalista, mas, sobretudo, na identificação de uma “expressividade” musical brasileira.

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Publicado

2008-07-07

Como Citar

Volpe, M. A. (2008). A Teoria da Obnubilação Brasílica na História da Música Brasileira: Renato Almeida e "A Sinfonia da Terra". Música Em Perspectiva, 1(1). https://doi.org/10.5380/mp.v1i1.11719

Edição

Seção

Artigos