A Teoria da Obnubilação Brasílica na História da Música Brasileira: Renato Almeida e "A Sinfonia da Terra"
DOI:
https://doi.org/10.5380/mp.v1i1.11719Palavras-chave:
music historiography, nationalism, music and literature, historiografia musical, nacionalismo, música e literaturaResumo
Trata da construção historiográfica do nacionalismo musical brasileiro enfocando obras fundacionais. Busca mapear concepções de identidade nacional no quadro das teorias “cientificistas” que influenciaram o pensamento sócio-antropológico brasileiro, a crítica literária e, conforme propomos aqui, a historiografia musical. A Escola do Recife explicou o “caráter nacional” segundo duas teorias: o determinismo racial e o determinismo geográfico (mesologismo). Tais concepções influenciaram os autores das primeiras histórias da música brasileira. O presente estudo aborda uma das vertentes da teoria do "caráter nacional" do período inaugural da musicologia brasileira, norteada pelo determinismo geográfico. O livro de Renato Almeida (1928) é analisado à luz da teoria da “obnubilação brasílica” de Araripe Júnior, que via no parâmetro ‘meio’ (clima e geografia) fator de conformação da cultura, fundamentado no mesologismo. Com base nas idéias de Araripe sobre a literatura, analisaremos o capítulo onde Almeida propõe que a formação do “caráter nacional” brasileiro devia-se primordialmente ao impacto da natureza sobre o homem e a adaptação ao meio hostil dos trópicos, manifestando-se na música. A paisagem local foi critério historiográfico não apenas como “tópico” nacionalista, mas, sobretudo, na identificação de uma “expressividade” musical brasileira.
