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A pandemia de Covid-19: restrições e consequências no trabalho coletivo na música de concerto.

Giuliano Perretto, Juarez Bergmann Filho

Resumo


Através deste artigo exploratório, buscamos compreender quais foram os impactos da pandemia do COVID-19 no trabalho de músicos profissionais.  Para isso, utilizou-se o exemplo a partir das narrativas de um músico profissional atuante na Camerata Antiqua de Curitiba. Como bases teóricas usamos os conceitos de performance musical, de autoria e criação artística em processos coletivos a partir dos autores Gilberto Velho (2006) e John Blacking (2007). Os dados foram levantados a partir de procedimentos metodológicos da história oral e pela abordagem da etnografia virtual (MILLER, D.; SLATER, D. 2000). Espera-se compreender melhor parte do circuito de uso de instrumentos musicais e na performance musical da música de concerto em contextos de restrição do trabalho.


Palavras-chave


Música de concerto; Camerata Antiqua de Curitiba; Covid-19

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Referências


BLACKING, J. Música, Cultura e Experiência. Cadernos de campo, São Paulo, n. 16, p. 201-218, 2007.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rbl.v2i0.84874

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