Luiz Gama e o Direito: para além da lei de 1831
Palavras-chave:
Brasil Império, abolicionismoResumo
Resenha de LIMA, Bruno Rodrigues de. Luiz Gama contra o Império: a luta pelo Direito no Brasil da escravidão. São Paulo: Contracorrente, 2024
Referências
Alonso, Ângela (2015). Flores, votos e balas: o movimento abolicionista brasileiro (1868-88). Companhia das Letras.
Azevedo, Elciene (1999). Orfeu de carapinha: a trajetória de Luiz Gama na imperial cidade de São Paulo. Editora da Unicamp.
Gama, Luiz; Ferreira, Lígia Fonseca (2000). Primeiras Trovas Burlescas. Martins Fontes.
Gama, Luiz; Ferreira, Lígia Fonseca (2011). Com a palavra, Luiz Gama: poemas, artigos, cartas, máximas. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
Gama, Luiz; Ferreira, Lígia Fonseca (2020). Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro. Edições Sesc.
Gama, Luiz; Lima, Bruno Rodrigues de (2021). Obras Completas de Luiz Gama. Hedra.
Pinto, Ana Flávia Magalhães (2018). Escritos de liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista. Editora da Unicamp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Reinaldo Silva Cintra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista. Autores têm autorização para publicar seus trabalhos em repositórios institucionais de acesso aberto com reconhecimento da publicação inicial na revista.
A História do Direito: revista do Instituto Brasileiro de História do Direito utiliza a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartilhar e adaptar os trabalhos desde que atribuído o crédito apropriado.
