Open Journal Systems

DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ARROIO DO PADRE/RS COM SEMENTES CRIOULAS E VARIETAIS

Germano Ehlert Pollnow, Roni Carlos Bonow, Marcio Marcelo Garcia Morales, Fábio André Mayer

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência que vem sendo desenvolvida no município gaúcho de Arroio do Padre, no âmbito do projeto de assistência técnica e extensão rural intitulado “O Terceiro passo na diversificação produtiva, econômica e sustentável em áreas cultivadas com tabaco na Zona Sul do Estado/RS”, contratado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) e levado a cabo pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA/Núcleo Pelotas), filial da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). A ênfase do trabalho está na valorização da agrobiodiversidade local através da extensão rural. Na execução do projeto são realizadas atividades técnicas individuais e coletivas junto ao público beneficiário. Com as atividades já realizadas, foi possível distribuir, promover a troca e/ou comercialização de sementes e mudas crioulas e varietais de milho, feijão, cebola, batata-doce e abacaxi para cerca de 80 famílias. Assim, para a conservação da agrobiodiversidade, é importante mencionar o papel das entidades prestadoras de serviços de ATER e salientar a importância das pessoas, num contexto de valorização da sustentabilidade e da agroecologia.


Palavras-chave


Agricultura Familiar. Agroecologia. ATER. Extensão Rural. Sustentabilidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ANATER. Chamadas públicas. CHAMADA PÚBLICA No 007_2018_Programa Nacional de Diversificação de Áreas Cultivadas com Tabaco (PNDACT). 2018. Disponível em: . Acesso em julho de 2021.

ATLAS SOCIOECONÔMICO DO RIO GRANDE DO SUL – 4a Ed. Porto Alegre, 2019. Disponível em: Acesso em julho 2019.

BIONATUR. Bionatur Sementes Agroecológicas. Disponível em: . Acesso em julho de 2021.

CAPA. Histórico - Pelotas. Disponível em: . Acesso em novembro de 2019a.

CAPA. Atuação - Pelotas. Disponível em: . Acesso em novembro de 2019b.

FEE. PIB dos municípios do RS em 2015. Disponível em: . Acesso em novembro de 2019.

FIORI, N. S. Asma, tabagismo e absorção de nicotina em fumicultores do município de São Lourenço do Sul, RS. 2015. Tese (Doutorado em Epidemiologia) – Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.

GARCIA, Á. A. As exportações gaúchas em 2011. Indicadores Econômicos FEE, v. 39, n. 4, p. 57-67, 2012. HOLLIDAY, O. J. Para sistematizar experiências. Trad. RESENDE, M. V. Série Monitoramento e Avaliação. Brasília:

MMA, p. 128, 2006.

IBGE. Censo Agropecuário 2006 – características dos estabelecimentos. Disponível em: . Acesso em abril de 2019a.

IBGE - Pesquisa Agrícola Municipal. Tabela 5457. Disponível em: . Acesso em outubro de 2019b.

NEVES, E. H. das. Análise da degradação ambiental da Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas-RS, através do diagnóstico físico-conservacionista (DFC). 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

PESSOA, M. L. (Org.). PIB e VAB do RS. In: ___. Atlas FEE. Porto Alegre: FEE, 2017. Disponível em: http://atlas.fee. tche.br/rio-grande-do-sul/economia/pib-vab-do-rs/. Acesso em maio de 2019.

POLLNOW, G. E.; MARTINEZ, E. A.; SURITA, R. Diversificação produtiva e econômica em áreas cultivadas com tabaco na Zona Sul do Rio Grande do Sul (RS). In: II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL, 1., 2017. Matinhos. Anais... Matinhos: Universidade Federal do Paraná, 2017, p. 1093-1098.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO DO PADRE. PEC - Proposta de Emenda... Disponível em: . Acesso em dezembro de 2019.

SALAMONI, G.; WASKIEVICZ, C. A. Serra dos Tapes: espaço, sociedade e natureza. Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia, v. 1, n. 1, p. 73-100, 2013.

SINDITABACO. Infográficos. Disponível em: . Acesso em dezembro de 2019.

VARGAS, M. A.; OLIVEIRA, B. F. Estratégias de Diversificação em Áreas de cultivo de tabaco no Vale do Rio Pardo: uma análise comparativa. RESR, Piracicaba -SP, vol. 50, n° 1, p. 175-192, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v7i1.74691

Apontamentos

  • Não há apontamentos.