DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ARROIO DO PADRE/RS COM SEMENTES CRIOULAS E VARIETAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/guaju.v7i1.74691

Palavras-chave:

Agricultura Familiar. Agroecologia. ATER. Extensão Rural. Sustentabilidade.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência que vem sendo desenvolvida no município gaúcho de Arroio do Padre, no âmbito do projeto de assistência técnica e extensão rural intitulado “O Terceiro passo na diversificação produtiva, econômica e sustentável em áreas cultivadas com tabaco na Zona Sul do Estado/RS”, contratado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) e levado a cabo pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA/Núcleo Pelotas), filial da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). A ênfase do trabalho está na valorização da agrobiodiversidade local através da extensão rural. Na execução do projeto são realizadas atividades técnicas individuais e coletivas junto ao público beneficiário. Com as atividades já realizadas, foi possível distribuir, promover a troca e/ou comercialização de sementes e mudas crioulas e varietais de milho, feijão, cebola, batata-doce e abacaxi para cerca de 80 famílias. Assim, para a conservação da agrobiodiversidade, é importante mencionar o papel das entidades prestadoras de serviços de ATER e salientar a importância das pessoas, num contexto de valorização da sustentabilidade e da agroecologia.

Biografia do Autor

Germano Ehlert Pollnow, Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, Universidade Federal de Pelotas

Engenheiro Agrônomo graduado pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (PPG SPAF), Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Estudante de doutorado no PPG SPAF/UFPel e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente encontra-se em Córdoba/Espanha para doutoramento sanduíche através do Programa Capes/PRInt, no Consejo Superior de Investigaciones Científicas/Instituto de Estudios Sociales Avanzados (CSIC/IESA). Exerce suas atividades de pesquisa, extensão e ensino junto ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para Agricultura Familiar (NUPEAR/UFPel). Trabalhou como extensionista rural junto ao Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA - Núcleo Pelotas). Tem experiência na área de ciências agrárias, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, extensão rural, certificação participativa, certificação de orgânicos, indicações geográficas, mercados institucionais, desenvolvimento rural e sucessão familiar. Representante do corpo discente do PPG SPAF no período 2019-2020.

Roni Carlos Bonow, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, Fundação Luternaa de Diaconia

Engenheiro Agrônomo, Coordenador Geral do Centro de Apoio e Promoção da Agreocologia (CAPA Núcleo Pelotas), vinculado à Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

Marcio Marcelo Garcia Morales, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, Fundação Luternaa de Diaconia

Engenheiro Agrônomo, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, Fundação Luternana de Diaconia

Fábio André Mayer, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, Fundação Luterna de Diaconia

Graduação em Engenharia Agronômica UFPEL (1996). Especialista em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável UFSC (2002); Mestre em Ciências - Sistemas de Produção Agrícola Familiar (2009). Atua como engenheiro agrônomo na ONG CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia) desde 2000; atuou ConFIE (convênio firmado entre INCRA/FAPEG/EMBRAPA, que trabalha o Desenvolvimento Sustentável na Reforma agrária), de 2009 - 2013. Experiências na área de Agronomia com ênfase em AGROECOLOGIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Agroflorestais, Apicultura, Fruticultura, Agroindústria, Desenvolvimento Sustentável com uma visão sistêmica e multidisciplinar com metodologia participativa.

Referências

ANATER. Chamadas públicas. CHAMADA PÚBLICA No 007_2018_Programa Nacional de Diversificação de Áreas Cultivadas com Tabaco (PNDACT). 2018. Disponível em: <http://www.anater.org/index.php/chamada- publica/>. Acesso em julho de 2021.

ATLAS SOCIOECONÔMICO DO RIO GRANDE DO SUL – 4a Ed. Porto Alegre, 2019. Disponível em: Acesso em julho 2019.

BIONATUR. Bionatur Sementes Agroecológicas. Disponível em: <https://www.bionatursementes.bio.br/>. Acesso em julho de 2021.

CAPA. Histórico - Pelotas. Disponível em: <https://capa.org.br/historico-pelotas/>. Acesso em novembro de 2019a.

CAPA. Atuação - Pelotas. Disponível em: <https://capa.org.br/atuacao-pelotas/>. Acesso em novembro de 2019b.

FEE. PIB dos municípios do RS em 2015. Disponível em: <https://www.fee.rs.gov.br/indicadores/pib-rs/ municipal/destaques/>. Acesso em novembro de 2019.

FIORI, N. S. Asma, tabagismo e absorção de nicotina em fumicultores do município de São Lourenço do Sul, RS. 2015. Tese (Doutorado em Epidemiologia) – Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.

GARCIA, Á. A. As exportações gaúchas em 2011. Indicadores Econômicos FEE, v. 39, n. 4, p. 57-67, 2012. HOLLIDAY, O. J. Para sistematizar experiências. Trad. RESENDE, M. V. Série Monitoramento e Avaliação. Brasília:

MMA, p. 128, 2006.

IBGE. Censo Agropecuário 2006 – características dos estabelecimentos. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov. br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/2006_segunda_apuracao/default_tab_munic_xls. shtm>. Acesso em abril de 2019a.

IBGE - Pesquisa Agrícola Municipal. Tabela 5457. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/tabela/5457>. Acesso em outubro de 2019b.

NEVES, E. H. das. Análise da degradação ambiental da Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas-RS, através do diagnóstico físico-conservacionista (DFC). 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

PESSOA, M. L. (Org.). PIB e VAB do RS. In: ___. Atlas FEE. Porto Alegre: FEE, 2017. Disponível em: http://atlas.fee. tche.br/rio-grande-do-sul/economia/pib-vab-do-rs/. Acesso em maio de 2019.

POLLNOW, G. E.; MARTINEZ, E. A.; SURITA, R. Diversificação produtiva e econômica em áreas cultivadas com tabaco na Zona Sul do Rio Grande do Sul (RS). In: II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL, 1., 2017. Matinhos. Anais... Matinhos: Universidade Federal do Paraná, 2017, p. 1093-1098.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO DO PADRE. PEC - Proposta de Emenda... Disponível em: . Acesso em dezembro de 2019.

SALAMONI, G.; WASKIEVICZ, C. A. Serra dos Tapes: espaço, sociedade e natureza. Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia, v. 1, n. 1, p. 73-100, 2013.

SINDITABACO. Infográficos. Disponível em: <http://www.sinditabaco.com.br/sobre-o-setor/infograficos/>. Acesso em dezembro de 2019.

VARGAS, M. A.; OLIVEIRA, B. F. Estratégias de Diversificação em Áreas de cultivo de tabaco no Vale do Rio Pardo: uma análise comparativa. RESR, Piracicaba -SP, vol. 50, n° 1, p. 175-192, 2012.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Pollnow, G. E., Bonow, R. C., Morales, M. M. G., & Mayer, F. A. (2021). DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ARROIO DO PADRE/RS COM SEMENTES CRIOULAS E VARIETAIS. Guaju: Revista Brasileira De Desenvolvimento Territorial Sustentável , 7(1), 139–155. https://doi.org/10.5380/guaju.v7i1.74691

Edição

Seção

Artigos