Mulheres em campanha: uma análise da distribuição de recursos financeiros nos estados brasileiros e o desempenho eleitoral das mulheres nas eleições de 2014
Resumo
O financiamento de campanha tem sido citado com destaque como um dos fatores do baixo desempenho feminino na conquista de cargos eletivos. O presente artigo busca (i) analisar como se dá a distribuição dos recursos financeiros nos estados brasileiros na campanha eleitoral, para os cargos proporcionais federais, entre mulheres e homens, nas eleições de 2014. E em seguida, pretende (ii) verificar se há uma relação entre os recursos financeiros declarados e o desempenho das/os candidatas/os. Constatou-se que na grande maioria dos estados a distribuição dos recursos esteve concentrada nos candidatos homens. Além disso, verificou-se que nos estados em que as receitas das mulheres foram maiores ou mais próximas às dos homens, o desempenho eleitoral delas foi melhor do que o de seus pares masculinos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, C. Participação Política e Gênero: algumas tendências analíticas recentes. BIB, São Paulo, n ° 52, 2o semestre, p. 45-77, 2001.
ARAÚJO, C. Partidos Políticos e Gênero: mediações das rotas de ingresso das mulheres na representação política. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 24, p. 193-215, jun. p. 196-197, 2005.
ARAÚJO, C. Cotas Femininas e Financiamento de Campanha. Cadernos Adenauer, São Paulo, v. 1, p. 11-30, 2013.
ARAÚJO, C. e ALVES J. E. D. Impactos de Indicadores Sociais e do Sistema Eleitoral sobre as Chances das Mulheres nas Eleições e suas Interações com as Cotas. Dados – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol 50, n.3, p. 535-577, 2007.
ARAÚJO, C., et. al. A construção das democracias ocidentais e o lugar das mulheres in Mulheres e o Poder Legislativo no estado do Rio de Janeiro: lugares, perfis e experiências municipais, CEDIM, Rio de Janeiro, p. 09-14, 2002.
BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o desenvolvimento mundial – Igualdade de Gênero e Desenvolvimento. Washington, 2011.
BLAND, J. M.; ALTMAN, D. G. The odds ratio. BMJ, Oxford. May, vol. 320, 2000.
CAUL, M. Women's Representation in National Legislatures: Explaining Differences Across Advanced Industrial Democracies', paper presented at the WESTERN POLITICAL SCIENCE ASSOCIATION MEETING, 13-15 March, Tucson, Arizona, 1997.
CERVI, E.U. Doações de campanha e desempenho eleitoral: uma análise comparativa sobre as eleições para prefeito de capitais brasileiras em 2008 e 2012. Agenda Política. São Carlos, v. 1, n. 1, p. 26-54, 2013.
CERVI, E.U. Análise de Dados Categóricos em Ciência Política. Programa de Pós-graduação em Comunicação e Pós-graduação em Ciência Política – UFPR, Curitiba, 2014.
DAHL, R. Democracy and Its Critics. New Haven and London: Yale University Press, 1989.
DAHL, R. 2009. Sobre a democracia. Editora UnB, Brasília, 2009.
FIGUEIREDO FILHO, D.B. O elo corporativo? Grupos de interesse, financiamento de campanha e regulação eleitoral. Dissertação de Mestrado. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2009. Disponível em: http://repositorio.ufpe.br:8080/bitstream/handle/123456789/1301/arquivo1617_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y Data de acesso: 02/05/2016.
GARCÍA, A. Financiamiento político y perspectiva de género. In: GRINER, S.; ZOVATTO, D. (ed.). De las normas a las buenas prácticas: San José: OEA, 2004.
GROSSI, M. P. e MIGUEL, S. M. Transformando a Diferença: as mulheres na política. Estudos Feministas, Florianópolis, p. 167-206, 2001.
HOROCHOVSKI, R. R., et. al. Estruturas de poder nas redes de financiamento político nas eleições de 2010 no Brasil. Opinião Pública, Campinas, vol. 22, nº 1, 2016.
HTUN, M.; JONES, M. P. Engendering the Right to Participate in Decision-Making: Electoral Quotas and Women’s Leadership in Latin America. In: CRASKE, N.; MOLYNEUX, M. (eds.). Gender, and the Politics of Rights and Democracy in Latin America. Basingstoke: Palgrave, 2002.
IPU, Inter Parliamentary Union. Disponível em
< http://www.ipu.org/wmn-e/classif.htm>. Data de acesso em 09 out. 2018.
JONES, M. P. Gender Quotas, Electoral Laws, and the Election of Women: Evidence from the Latin American Vanguard. Comparative Political Studies, 42 (1), p.56- 81, 2009.
JUNCKES, I. J. HOROCHOVSKI, R. R., CAMARGO, N. F., SILVA, J. M., SILVA, E. A. e ALMEIRA, L. B. Posicionamento das Mulheres na Rede de Financiamento Eleitoral e seu Desempenho nas Eleições de 2010 no Brasil: a dinâmica estrutural da exclusão e marginalização feminina no poder político. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero – UEPG, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 25-47, 2015.
KABEER, Nalia. Resources, Agency, Achievements: Reflections on the Measurement of Women’s Empowerment. Development and Change, v. 30, n. 3, p 35–64, 1999.
LEMOS, L.B.; MARCELINO, D.; PEDERIVA, J.H. Porque dinheiro importa: a dinâmica das contribuições eleitorais para o Congresso Nacional em 2002 e 2006. Opinião Pública, 16(2), p. 366-393, 2010.
LIJPHART, Arend. Patterns of Democracy: Government Forms and Performance in 36 Countries. Yale, New Haven: Yale University Press, 1999.
LOVENDUSKI, J.; NORRIS, P. Gender and Party Politics. Sage, London, 1993.
MANCUSO, W. P. Investimento eleitoral no Brasil: balanço da literatura (2001-2012) e agenda de pesquisa. Rev. Sociol. Polit., v. 23, n. 54, jun., p. 155-183, 2015.
MANCUSO, W. P.; FIGUEIREDO FILHO, D. B. Financiamento empresarial nas campanhas para deputado federal no Brasil (2002-2010): determinantes e consequências. Trabalho apresentado ao 38º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. Caxambu, MG, 2014.
MANSBRIDGE, J. Should blacks represent blacks and women represent women? A contingent ‘yes’’. Journal of Politics, 61(3), p. 628- 657, 1999.
MARCELINO, D. Sobre dinheiro e eleições: um estudo dos gastos de campanha para o Congresso Nacional em 2002 e 2006. Dissertação de Mestrado. Brasília: Universidade de Brasília, 2010. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6669/1/2010_DanielMarcelinodaSilva.pdf Data de acesso: 02/05/2016.
MATLAND, R. Women’s representation in national legislatures: developed and deve- loping countries. Legislative Studies Quarterly, 23 (1), p.109- 125, 1998.
MATLAND, R.; BROWN B. D. District Magnitude’s Effect on Female Represen- tation in U. S. State Legislatures. Legislative Studies Quarterly. Vol. 17, No. 4 (Nov., 1992), p. 469-492, 1992.
MATLAND, R.; STUDLAR, D.T. The Contagion of Women Candidates in Single- Member District and Proportional Representation Electoral Systems: Canada and Norway. The Journal of Politics, 58, 3, p. 707-33, 1996.
MOSER, R. G. The effects of electoral systems on women’s representation in post- -communist states. Electoral Studies, 20 (3), p. 353-369, 2001.
MIGUEL, L. F. Teoria Política Feminista e Liberalismo: o caso das cotas de representação. RBCS, São Paulo, v. 15, n. 44, p. 91-102, 2000.
NASSMACHER, K. H. Introduction: Political Parties, Funding and Democracy. In: AUSTIN, R.; TJERNSTRÖM, M. (orgs.). Handbook on funding of political parties and election Campaigns. Suécia: International IDEA, 2003.
ONU – Organização das Nações Unidas. Transformando o mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. 2015.
PRZEWORSKI, A. Democracia e mercado no Leste Europeu e na América Latina. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
REYNOLDS, A. Women in the legislatures and executives of the world: knocking at the highest glass ceiling. World Politics, 51(4), p. 547-572, 1999.
SACCHET, T. Political Parties and Gender in Latin America: an overview of conditions and responsiveness. In: GOETZ, A. M. (org.). Governing Women: Women´s Political Effectiveness in Contexts of Democracy and Governance Reform. New York: Routledge, 2008.
SACCHET, T. Democracia pela metade: candidaturas e desempenho eleitoral das mulheres. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, XIV, n. 2, p. 85-107, 2013.
SACCHET, T.; SPECK, B. W. Financiamento Eleitoral, Representação Política e Gênero: uma análise das eleições de 2006. Opinião Pública, v. 18, p. 177-197. 2012a.
SACCHET, T.; SPECK, B. W Dinheiro e sexo na política brasileira: financiamento de campanha e desempenho eleitoral em cargos legislativos in Mulheres nas eleições 2010. São Paulo: ABCP/Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2012b.
SAMUELS, D. Money, Elections, and Democracy in Brazil. Latin American Politics and Society, 43(2), p. 27-48, 2001.
SAMUELS, D. Pork Barreling is not Credit Claiming or Advertising: Campaign Finance and the Source of the Personal Vote in Brazil. The Journal of Politics, 64(3), p. 845-863, 2002.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SPECK, B. W. Como financiar a competição política? Concepções contemporâneas, ilustrações do caso da Alemanha e perspectivas para a situação no Uruguay. In: CAETANO, G. et al. Dinero y Política. El Financiamiento de los Partidos en la Democracia. Montevideo: Ediciones de La Banda Oriental, 2002.
SPECK, B. W. Reagir a escândalos ou perseguir ideais? A regulação do financiamento político no Brasil. Cadernos Adenauer. Rio de Janeiro, ano VI, n. 2, p. 123-159, 2005.
SPECK, B. W.; MANCUSO, W. P. Financiamento, capital político e gênero: um estudo de determinantes do desempenho eleitoral nas eleições legislativas brasileiras de 2010. Trabalho apresentado ao 36o ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. Águas de Lindóia, SP, 2012.
TSE, Repositório de dados eleitorais em http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/repositorio-de-dados-eleitorais. Data de acesso: 08/03/2015
ZOVATTO, D. Financiamento dos partidos e campanhas eleitorais na América Latina: uma análise comparada. Opinião Pública. Campinas, vol. XI, n. 2, p. 287- 336, out., 2005.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v4i2.55493
Apontamentos
- Não há apontamentos.