DINÂMICA DO DESMATAMENTO NA TERRA INDÍGENA APYTEREWA MEDIANTE A APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO

Autores

  • Pedro Henrique Cordeiro dos Santos Alves Universidade Federal do Pará (UFPA), Altamira, Pará
  • Eduarda Silva de Lima Universidade Federal do Pará (UFPA), Altamira, Pará
  • Gabriel Alves Veloso Universidade Federal do Pará (UFPA), Altamira, Pará

DOI:

https://doi.org/10.5380/geo.v80i1.82790

Palavras-chave:

Terra Indígena, Desmatamento, Apyterewa, Impactos Ambientais

Resumo

As Terras Indígenas na Amazônia legal foram criadas com o objetivo de dar condições para que as comunidades indígenas usufruíssem da biodiversidade do território de acordo com seus costumes, assim como proteger e conservar os recursos naturais. No entanto com o aumento da atividade da pecuária bovina a demanda por novas áreas tem aumentado, colocando em risco as terras indígenas que estão próximas à fronteira agrícola como é o caso da Terra Indígena Apyterewa. Assim, o objetivo deste trabalho é mapear a dinâmica do desmatamento, quantificando suas taxas e variáveis na TI Apyterewa, São Félix do Xingu – PA, através das técnicas de sensoriamento remoto aplicadas em imagens de satélite entre os anos de 2000 e 2018. Para isso foram utilizadas imagens do sensor TM do satélite Landsat 5 e do sensor OLI do Landsat 8, dos anos 2000, 2005, 2010, 2014 e 2018 utilizando a ferramenta de segmentação e uma chave de interpretação para classificar o desmatamento. Mediante a isso pôde ser observado que na Terra Indígena Apyterewa encontra-se com 12% do seu território desmatado devido a expansão da pecuária e mais de 80% do seu território ocupado por não indígena.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Cordeiro dos Santos Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Altamira, Pará

Graduação em Engenharia Florestal (Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (2018). Têm experiência nas áreas de Geografia, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Geoprocessamento, Geodésia em zonas urbanas e rurais, e SIG aplicados em análises ambientais.

Eduarda Silva de Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA), Altamira, Pará

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, com área de concentração em Entomologia Aquática. Graduação em Engenharia Florestal (Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (2019). Têm experiência nas áreas de Geografia, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Geoprocessamento e análises ambientais.

Gabriel Alves Veloso, Universidade Federal do Pará (UFPA), Altamira, Pará

Professor da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará - UFPA, campus Universitário de Altamira. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa em Análise Ambiental e Tratamento da Informação Geográfica (2014 - 2018). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na área de concentração em Cartografia e Sensoriamento Remoto (2012-2014), com Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual de Montes Claros / Unimontes (2011). Têm experiência nas áreas de Geografia, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Geoprocessamento e SIG aplicados em análises ambientais.

Downloads

Publicado

30-10-2022

Como Citar

Alves, P. H. C. dos S., de Lima, E. S., & Veloso, G. A. (2022). DINÂMICA DO DESMATAMENTO NA TERRA INDÍGENA APYTEREWA MEDIANTE A APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO. Boletim Paranaense De Geociências, 80(1). https://doi.org/10.5380/geo.v80i1.82790

Edição

Seção

Artigos