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PADRÕES DE TRANSPORTE DE SEDIMENTOS BASEADO EM TRÊS PROGRAMAS GERADORES DE VETORES DE TENDÊNCIAS DE TRANSPORTE A PARTIR DE PARÂMETROS GRANULOMÉTRICOS NA PORÇÃO SUL DO DELTA DE DESEMBOCADURA DO COMPLEXO ESTUARINO DE PARANAGUÁ - SUL DO BRASIL

Fernando Alvim Veiga, Rodolfo José Angulo, Eduardo Marone, Frederico Pereira Brandini, Carlos Roberto Soares

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados da aplicação dos programas de geração de vetores de tendência
de transporte de sedimentos GSTA, GSTAST e TRANSVEC, baseados em parâmetros granulométricos (média
granulométrica, desvio padrão e assimetria) de sedimentos da porção sul do delta de desembocadura do
Complexo Estuarino de Paranaguá. O transporte preferencial na área estudada dá-se de sudoeste para nordeste,
regido pela passagem de sistemas frontais provenientes de sul que transferem grandes quantidades de energia
ao sistema, havendo o empilhamento destes sedimentos causado pelo efeito molhe hidráulico das correntes
predominantes de vazante na desembocadura sul do estuário, tornando-a mais pronunciada que a parte norte.
Este fenômeno possibilita o desenvolvimento de um extenso banco de areia, denominado banco da Galheta,
com profundidades variando entre 1,5 a 5,0 metros na região, onde as ondas quebram causando o transporte em direção à costa, evidenciado por esporões que migram embocadura adentro. Após a análise dos resultados,
observa-se que os vetores gerados pelo programa GSTA encaixam-se perfeitamente na batimetria da área.
Estão de acordo com o esperado na parte sul e central da área, mas não parecem bons nos setores NE e NW
da área. O programa TRANSVEC identifica muito bem o direcionamento do transporte para o canal que margeia
o delta e também uma tendência do canal marginal de exportar sedimentos durante maré vazante na parte NW
da área. Os vetores indicam transporte preferencial para SW, o que contraria todas as observações para a área
em questão. O programa que melhor satisfaz as tendências esperadas é o GSTAST. O teste de significância
para os vetores, bem como a geração de vetores adicionais empíricos que são utilizados no processo de
filtragem do GSTAST, funcionou a contento neste caso em particular. Os vetores a leste da área refletem o
transporte de material pelas ondas quebrando no banco da Galheta, os vetores centrais mostram o empilhamento
da deriva de sul para norte sobre o delta de desembocadura e os vetores a oeste da área refletem a deflexão da
deriva litorânea próximo à súbita queda na profundidade causada pela presença do delta.

Palavras-chave


transporte de sedimentos; tendências de transporte; vetores de tendência; sediment transport; transport trends; grain size trends

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/geo.v57i0.6041