PADRÕES DE TRANSPORTE DE SEDIMENTOS BASEADO EM TRÊS PROGRAMAS GERADORES DE VETORES DE TENDÊNCIAS DE TRANSPORTE A PARTIR DE PARÂMETROS GRANULOMÉTRICOS NA PORÇÃO SUL DO DELTA DE DESEMBOCADURA DO COMPLEXO ESTUARINO DE PARANAGUÁ - SUL DO BRASIL
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da aplicação dos programas de geração de vetores de tendência
de transporte de sedimentos GSTA, GSTAST e TRANSVEC, baseados em parâmetros granulométricos (média
granulométrica, desvio padrão e assimetria) de sedimentos da porção sul do delta de desembocadura do
Complexo Estuarino de Paranaguá. O transporte preferencial na área estudada dá-se de sudoeste para nordeste,
regido pela passagem de sistemas frontais provenientes de sul que transferem grandes quantidades de energia
ao sistema, havendo o empilhamento destes sedimentos causado pelo efeito molhe hidráulico das correntes
predominantes de vazante na desembocadura sul do estuário, tornando-a mais pronunciada que a parte norte.
Este fenômeno possibilita o desenvolvimento de um extenso banco de areia, denominado banco da Galheta,
com profundidades variando entre 1,5 a 5,0 metros na região, onde as ondas quebram causando o transporte em direção à costa, evidenciado por esporões que migram embocadura adentro. Após a análise dos resultados,
observa-se que os vetores gerados pelo programa GSTA encaixam-se perfeitamente na batimetria da área.
Estão de acordo com o esperado na parte sul e central da área, mas não parecem bons nos setores NE e NW
da área. O programa TRANSVEC identifica muito bem o direcionamento do transporte para o canal que margeia
o delta e também uma tendência do canal marginal de exportar sedimentos durante maré vazante na parte NW
da área. Os vetores indicam transporte preferencial para SW, o que contraria todas as observações para a área
em questão. O programa que melhor satisfaz as tendências esperadas é o GSTAST. O teste de significância
para os vetores, bem como a geração de vetores adicionais empíricos que são utilizados no processo de
filtragem do GSTAST, funcionou a contento neste caso em particular. Os vetores a leste da área refletem o
transporte de material pelas ondas quebrando no banco da Galheta, os vetores centrais mostram o empilhamento
da deriva de sul para norte sobre o delta de desembocadura e os vetores a oeste da área refletem a deflexão da
deriva litorânea próximo à súbita queda na profundidade causada pela presença do delta.
de transporte de sedimentos GSTA, GSTAST e TRANSVEC, baseados em parâmetros granulométricos (média
granulométrica, desvio padrão e assimetria) de sedimentos da porção sul do delta de desembocadura do
Complexo Estuarino de Paranaguá. O transporte preferencial na área estudada dá-se de sudoeste para nordeste,
regido pela passagem de sistemas frontais provenientes de sul que transferem grandes quantidades de energia
ao sistema, havendo o empilhamento destes sedimentos causado pelo efeito molhe hidráulico das correntes
predominantes de vazante na desembocadura sul do estuário, tornando-a mais pronunciada que a parte norte.
Este fenômeno possibilita o desenvolvimento de um extenso banco de areia, denominado banco da Galheta,
com profundidades variando entre 1,5 a 5,0 metros na região, onde as ondas quebram causando o transporte em direção à costa, evidenciado por esporões que migram embocadura adentro. Após a análise dos resultados,
observa-se que os vetores gerados pelo programa GSTA encaixam-se perfeitamente na batimetria da área.
Estão de acordo com o esperado na parte sul e central da área, mas não parecem bons nos setores NE e NW
da área. O programa TRANSVEC identifica muito bem o direcionamento do transporte para o canal que margeia
o delta e também uma tendência do canal marginal de exportar sedimentos durante maré vazante na parte NW
da área. Os vetores indicam transporte preferencial para SW, o que contraria todas as observações para a área
em questão. O programa que melhor satisfaz as tendências esperadas é o GSTAST. O teste de significância
para os vetores, bem como a geração de vetores adicionais empíricos que são utilizados no processo de
filtragem do GSTAST, funcionou a contento neste caso em particular. Os vetores a leste da área refletem o
transporte de material pelas ondas quebrando no banco da Galheta, os vetores centrais mostram o empilhamento
da deriva de sul para norte sobre o delta de desembocadura e os vetores a oeste da área refletem a deflexão da
deriva litorânea próximo à súbita queda na profundidade causada pela presença do delta.
Palavras-chave
transporte de sedimentos; tendências de transporte; vetores de tendência; sediment transport; transport trends; grain size trends
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/geo.v57i0.6041