MORFOLOGIA E SEDIMENTOLOGIA DA PRAIA DE MACROMARÉ DE AjURUTEUA, AMAzôNIA, NORTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/geo.v60i0.5637Palavras-chave:
grain-size distribuition, macrotidal beach, beach morphology, distribuição granulométrica, praia de macromaré, morfologia praialResumo
A distribuição granulométrica dos sedimentos da praia de macromaré de Ajuruteua é influenciada por processos relacionados à descarga fluvial, ação de ondas, marés e ventos. Estes processos são responsáveis por mudanças granulométricas em períodos de tempo que variam de minutos, horas, dias, meses e anos. O trabalho teve como objetivo estudar a variação sazonal das propriedades granulométricas através dos parâmetros estatísticos (mediana, diâmetro-médio, desvio padrão - seleção, curtose e assimetria) e sua distribuição sobre a morfologia da zona de intermaré da praia de macromaré de Ajuruteua (Bragança/PA). As variações sazonais dos processos costeiros controlam a morfologia da praia e o comportamento sazonal dos sedimentos. A análise da distribuição dos sedimentos suportada sobre modelos digitais de terreno é de suma importância para o entendimento da dinâmica sedimentar em praias de macromaré.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
