ESTRATÉGIA SEMIAUTOMÁTICA DE EXTRAÇÃO DE CRUZAMENTOS DE VIAS EM ÁREAS URBANAS USANDO ORTOIMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO

Autores

  • Dalmar José Santos Universidade Federal do Paraná
  • Daniel Rodrigues Santos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/geo.v67i0.18181

Palavras-chave:

Cruzamentos de vias, malha viária, WEKA, segmentação de imagem, morfologia matemática

Resumo

Neste trabalho é apresentada e avaliada uma estratégia semiautomática para a extração do cruzamento de vias com o uso de ortoimagens de alta resolução espacial em cenas correspondentes a áreas urbanas densas. Na estratégia proposta a extração da malha viária é realizada através da coleta de um conjunto de dados de treinamento de amostras que gera, no software WEKA, a árvore de decisão contendo o conhecimento explícito das classes presentes nas imagens. Sobre a malha viária definida, são aplicados operadores morfológicos e algoritmos que permitem a geração de eixos de vias (esqueletos), detecção de hipóteses de cruzamentos, seleção de pontos de referência e a extração do cruzamento de vias. A estratégia propostas foi testada com dados reais e os resultados obtidos foram analisados, permitindo uma avaliação da estratégia, bem como das situações potencialmente problemáticas. Os resultados apresentados nos experimentos demonstraram a viabilidade da extração de vias em cenas de áreas urbanas densas, formadas por malhas viárias com cruzamentos simples e complexos.

Biografia do Autor

Dalmar José Santos, Universidade Federal do Paraná

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, Setor de Ciências da Terra, Departamento de Geomática da UFPR.

Daniel Rodrigues Santos, Universidade Federal do Paraná

Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, Setor de Ciências da Terra, Departamento de Geomática da UFPR.

Downloads

Como Citar

Santos, D. J., & Santos, D. R. (2012). ESTRATÉGIA SEMIAUTOMÁTICA DE EXTRAÇÃO DE CRUZAMENTOS DE VIAS EM ÁREAS URBANAS USANDO ORTOIMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO. Boletim Paranaense De Geociências , 67. https://doi.org/10.5380/geo.v67i0.18181

Edição

Seção

Artigos