LEVANTAMENTO DOS CLADODONTES SUL-AMERICANOS E NOVOS ESPÉCIMES DO MEMBRO TAQUARAL (FORMAÇÃO IRATI, PERMIANO), BACIA DO PARANÁ.
DOI:
https://doi.org/10.5380/geo.v67i0.17271Palavras-chave:
Chondrichthyes, Irati Formation, cladodontes, PermianoResumo
Dentes tipo cladodonte são conhecidos desde o século XIX, sempre associados a Chondrichthyes do Paleozóico. A maioria das referências a cladodontes paleozóicos da America do Sul são do Brasil, com exceção apenas de uma ocorrência na Bolívia. Um apanhado geral dos cladodontes, todos do Neopaleozóico são aqui apresentados. Após breve consieração sobre os cladodontes sul-americanos. Três formas de dentes cladodontes, provenientes de arenito conglomerático basal do Membro Taquaral, unidade inferior da Formação Irati (Cisuraliano), são aqui descritos. O referido arenito conglomerático aflora na região centro-leste do Estado de São Paulo, próximo a borda leste da Bacia do Paraná.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
