IDENTIFICAÇÃO DE ANOMALIAS EM BARRAGENS DE FUNDAÇÕES ARENÍTICAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS BARRAGENS DOS PORCOS (BREJO SANTO– CE) E JABURU I (UBAJARA–CE)

Autores

Resumo

Tendo como objetivo realizar uma análise, sob a ótica geológica e geotécnica, de fundações em arenito nas barragens Porcos (Brejo Santo) e Jaburu I (Ubajara/Tianguá), ambas localizadas no estado do Ceará. A análise baseia-se em documentos técnicos, fontes públicas especializadas (SRH/CE, COGERH, ANA/PNSB) e literatura científica, abordando o contexto geológico regional, o histórico de anomalias geotécnicas, as intervenções executadas e o marco regulatório vigente (Leis nº 12.334/2010 e nº 14.066/2020). Mapas temáticos e seções esquemáticas subsidiam a discussão sobre os mecanismos de percolação e os processos de erosão interna em maciços areníticos. Os resultados destacam a importância da instrumentação contínua, manutenção sistemática e gestão integrada de riscos, com recomendações para inspeção, drenagem e tratamento de fundações.

Biografia do Autor

Francisco Kleison Santiago Mota, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Geólogo pela Universidade Federal do Ceará (2011), especialização em Geotecnia pela UNIP, especialização em Engenharia de Barragens na PUCminas, cursando especialização em Segurança de Barragem pela Unyleya e atualmente mestrando em geologia na UFC. Atualmente é geólogo - CONSORCIO MAGNA/VECTOR/JPW/SANART. Possuindo vasta experiência na área de Geotécnica (ensaios geotécnicos de campo e laboratoriais, mapeamento geológico, mapeamento geologico-geotecnico, investigações diretas e indiretas, tratamento e estabilidade de taludes em rocha, elaboração (relatórios técnicos, PSB's, ISR e ISE), dentre outros assuntos pertinentes a geotecnia e geologia de engenharia. 

César Ulisses Vieira Veríssimo , Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1985), mestrado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e pós-doutorado no Instituto de Geociências da UnB em 2009. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará estando lotado no Departamento de Geologia e Centro de Ciências da UFC. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Geologia entre 2004 e 2008, Sub-Chefe entre 2010 e 2013 e Chefe do Departamento de Geologia entre 2014 e 2018. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Tipologia de Minérios de Ferro e Manganês, Geotécnica, Geologia Estrutural Aplicada, Carste e Espeleogênese, Morfogênese e Intemperismo, Geoarqueologia.

Carla Beatriz Costa de Araújo , Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2013) - Magna Cum Laude. Mestrado em Engenharia Civil - Área de Concentração: Geotecnia pela Universidade Federal do Ceará (2015). Doutora em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará (2019). Atuou na Empresa Arcadis Logos S/A como engenheira civil e coordenadora da equipe de gerenciamento do DRENURB (Programa Municipal de Drenagem Urbana de Fortaleza) e como professora na Universidade de Fortaleza no curso de Engenharia Civil e na pós-graduação. Foi professora na Universidade Federal do Ceará no Campus de Crateús nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Atualmente é professora na mesma universidade atuando na área de geotecnia no Departamento de Geologia.

Joel Pedrosa Sousa, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2014) , mestre em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2017), doutor em Geologia pela Universidade Federal do Ceará(2024). Atualmente é técnico de laboratório da Universidade Federal do Ceará. , atuando principalmente nas seguintes áreas: mineralogia, caracterização de argilas, Difração e fluorescência de Raios X, EDS e WDS, microscopia eletrônica de varredura, Espectrometria Mösbauer e petrografia de minerais e minérios.

Rafael Mota de Oliveira , Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará - COGERH

Geólogo pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceara (2012), Mestre em Geologia (Geologia Ambiental e Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2015). Doutor em Geologia (Geologia Ambiental e Recursos Hídricos) também pela Universidade federal do Ceará ? UFC (2023). Atualmente é Pesquisador Associado do Laboratório de Hidrogeologia ? LABHI/DEGEO/CC/UFC e consultor em Hidrogeologia com participações em Planos Estaduais de Recursos Hídricos na Região Nordeste e projetos técnicos diversos envolvendo Hidrogeologia e Hidrogeoquímica, tendo publicados diversos trabalhos técnicos em congressos e periódicos indexados CAPES. Atua na área de Águas Subterrâneas, com ênfase em estudos qualiquantitativos e obras de captação das águas subterrâneas.

Filipe Maciel de Moura de Moura, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Geografia (2023) e Mestre em Geografia (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia PROPGEO da Universidade Estadual do Ceará UECE. Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará UFC (2014). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em GEOGRAFIA FÍSICA atuando nas seguintes áreas: Geomorfologia Fluvial e Costeira. Tem experiência também em GEOINFORMÁTICA atuando nas seguintes áreas: Sistemas de Informação Geográfica (Anatomia de Sistemas de Informação Geográfica, Análise Espacial de Dados Geográficos, Aplicações de Redes Neurais Artificiais); Banco De Dados Geográficos (Modelos, Linguagens, Arquiteturas e Intercâmbio Sintático e Semântico de Dados Espaciais); Geoestatística (Inferência Geográfica, Tratamento de Incertezas e Suporte à Decisão) e Sistemas de Navegação Global por Satélites (GNSS).

Publicado

10.02.2026

Como Citar

Kleison Santiago Mota, F., Ulisses Vieira Veríssimo , C., Beatriz Costa de Araújo , C., Pedrosa Sousa, J., Mota de Oliveira , R., & de Moura, F. M. de M. (2026). IDENTIFICAÇÃO DE ANOMALIAS EM BARRAGENS DE FUNDAÇÕES ARENÍTICAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS BARRAGENS DOS PORCOS (BREJO SANTO– CE) E JABURU I (UBAJARA–CE). Boletim Paranaense De Geociências , 84. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/geociencias/article/view/101940

Edição

Seção

Artigos