DIAMETER STRUCTURE AND PHYTOSOCIOLOGICAL FREQUENCY OF A “TERRA FIRME” AMAZON FOREST, BEFORE AND AFTER SELECTIVE CUTTING

Autores

  • Ulisses Silva da Cunha universidade Federal do Amazonas
  • Sebastião do Amaral Machado Universidade Federal do Paraná
  • Afonso Figueiredo Filho Universiddade do Centro-Oeste do Paraná
  • Joberto Veloso de Freitas Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5380/rf.v42i2.21463

Palavras-chave:

Diameter distribution, cutting cycle, forest management, Amazonian forest, graphic techniques.

Resumo

This article aims to characterize horizontal and diameter structure of a managed forest using graphic expression techniques. Data for this research is result of complete forest inventory (census) carried out from a block of 800 hectares, before and after selective cutting, inside Tapajós National Forest, located in the Municipality of Belterra, State of Pará, Brazil. The analysis revealed that, in relation to horizontal structure, intense cutting resulted in changes of different levels mainly to phytosociological frequency of some species, such as, Manilkara huberi, Carapa guianensis and Tabebuia serratifolia. The diameter structure of some species, such as Sextonia rubra and Dipteryx odorata, revealed changes after selective cutting under technically acceptable rates, because the stock levels of some diameter classes surpassed the limits of balance observed for polycyclic systems with silviculture based on natural regeneration. The inclusion of graphics in the harvest operating plan for the 10 most important species listed in forest management, that is, before and after selective cutting, would lead to the desirable structure maintenance.

Keywords:    Diameter distribution; cutting cycle; forest management; Amazonian forest; graphic techniques.

 

Resumo

Estrutura diamétrica e frequência fitossociológica de uma Floresta de Terra Firme da Amazônia brasileira antes e depois do corte seletivo. O objetivo da presente pesquisa foi caracterizar a estrutura horizontal e diamétrica de uma floresta manejada usando técnicas de expressão gráfica. Os dados provieram de um inventário florestal sob completa enumeração (censo) efetuado em um bloco de 800 hectares, antes e depois de um corte seletivo dentro da Floresta Nacional do Tapajós, localizada no município de Belterra, Pará. As análises mostraram que a intensidade de corte utilizada promoveu diferentes níveis de alteração na estrutura horizontal, com mudanças mais significantes nas taxas de frequência fitossociológica de algumas espécies, tais como Manilkara huberi, Carapa guianensis e Tabebuia serratifolia. A estrutura diamétrica de algumas espécies, tais como Sextonia rubra e Dipterix odorata, apresentou alterações após o corte seletivo acima de taxas tecnicamente aceitáveis, porque o nível de estoque de algumas classes de diâmetro ultrapassou limites de balanço observado para sistemas policíclicos com silvicultura baseada na regeneração natural. A inclusão de gráficos no plano de operação de colheita para as 10 espécies mais importantes listadas no manejo, isto é, antes e depois do corte seletivo, induziria à estrutura desejada a ser mantida.

Palavras-chave:    Distribuição de diâmetro; ciclo de corte; manejo florestal; Floresta Amazônica; técnicas gráficas.

Biografia do Autor

Ulisses Silva da Cunha, universidade Federal do Amazonas

Graduou-se em Engenharia Florestal no ano de 1986, obteve o título de Mestre em 1995 e concluiu o Doutorado em 2003, todos na Universidade Federal do Paraná. É professor da Universidade Federal do Amazonas onde atua desde 1989. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Mensuração de Árvores e Florestas Tropicais e Inventário Florestal. Atua principalmente no desenvolvimento de ferramentas de precisão e tecnologias aplicadas ao Manejo Florestal nos Trópicos.

Sebastião do Amaral Machado, Universidade Federal do Paraná

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1965), mestrado em Dasometria, Mensuração Florestal pelo Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas da Oea (1972) e doutorado em Biometria e Manejo Florestal pela Universidade de Washington Em Seattle Washington U S A (1978). Atualmente é assessor/consultor da Fundação Araucária de Apoio ao Desenv. Científico e Tecnológico do Paraná e professor senior da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Dendrometria e Inventário Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: bracatinga, pesquisa florestal, manejo florestal, floresta tropical e funções de afilamento.

Afonso Figueiredo Filho, Universiddade do Centro-Oeste do Paraná

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Paraná em 1976 onde também fez seu Mestrado e Doutorado (1983 e 1991) na área de Manejo Florestal. Realizou também um Curso de Especialização em Manejo Florestal promovido pela UFPR/ABEAS em 1989, estágio na Universidade de Freiburg, Alemanha em 1987 e em 1994-95 fez o Pós-Doutorado na Universidade da Geórgia, Athens, EUA. Iniciou suas atividades profissionais em 1977 na Fundação de Pesquisas do Paraná (FUPEF) e ingressou no magistério superior em 1978, como Professor Colaborador, na Escola de Florestas da UFPR, onde atualmente é Professor Sênior no Curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, na área de manejo florestal. Em 1999, ingressou no Curso de Engenharia Florestal de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), onde é atualmente, Professor Adjunto, lecionando disciplinas da área de Manejo Florestal, como dendrometria, inventário florestal, manejo florestal, modelagem no manejo florestal, dentre outras. Na Pós-Graduação é professor de Mensuração Florestal e Manejo de Florestas Nativas. Foi Sub-Chefe do Departamento de Ciências Florestais, Vice-Coordenador dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Engenharia Florestal e Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Florestal da UFPR, além de ser membro do corpo científico da FUPEF. Na UNICENTRO foi Sub-Chefe do Departamento de Engenharia Florestal, Chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, Membro dos Conselhos Universitário e de Ensino e Pesquisa e Diretor do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais. Atualmente é o Coordenador do curso de Mestrado em Ciências Florestais da UNICENTRO. É membro de comitês editoriais e consultor das principais revistas da área florestal no Brasil e de órgãos de fomento à pesquisa como CNPq e Fundações estaduais. É líder e co-lider de grupos de pesquisa cadastrado no CNPq e Membro do Comitê Assessor da Rede de Parcelas Permanentes do Brasil. Atua na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com pesquisas em Floresta Ombrófila Mista e plantios florestais, com ênfase em estudos de dinâmica, modelagem do crescimento e produção, volumetria, inventário florestal e manejo florestal. Foi coordenador e executor de vários inventários florestais em plantios e de extensas áreas nativas no sul do Brasil e na Amazônia.

Joberto Veloso de Freitas, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1987), Mestre em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1993) e Doutor (PhD, Forestry) pela University of Aberdeen, Escócia, Reino Unido (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo florestal, crescimento e produção florestal, dinâmica da floresta, modelagem de florestas tropicais e seleçãoo de arvores. Desde maio de 2004 está cedido ao Ministério do Meio Ambiente, onde atuou como Gerente de Uso Sustentável dos Recursos Florestais de junho de 2004 a Junho de 2006, como Diretor de Florestas interinamente de Julho de 2006 a Janeiro de 2007 e atua como Gerente Executivo de Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro desde Fevereiro de 2007.

Downloads

Publicado

14-05-2012

Como Citar

da Cunha, U. S., Machado, S. do A., Filho, A. F., & de Freitas, J. V. (2012). DIAMETER STRUCTURE AND PHYTOSOCIOLOGICAL FREQUENCY OF A “TERRA FIRME” AMAZON FOREST, BEFORE AND AFTER SELECTIVE CUTTING. FLORESTA, 42(2), 293–304. https://doi.org/10.5380/rf.v42i2.21463

Edição

Seção

Artigos