Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Chegamos à publicação do número 30 da Educar em Revista. A marca das dezenas traz uma imagem de quantificação interessante, demonstrando a existência da Educar em Revista nas suas 30 edições. Foram vários anos, muitos dias e um número incansável de horas de trabalho de editores e editoras, que, ao longo desses anos, dedicaram-se ao projeto de transformar este periódico em uma publicação de relevância nacional. Neste último ano, como resultado desses anos de dedicação, a Educar recebeu uma vez mais a avaliação Capes/Qualis - Nacional "A" e também foi incluída na coleção de periódicos da Base SciELO.

Este número 30 da Educar em Revista publica um dossiê intitulado Cognição, interação social e educação, organizado pela importante parceria entre Tania Stoltz, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, Silvia Parrat-Dayan e Jacques Vonèche, ambos pesquisadores dos Archives Jean Piaget e da Universidade de Genebra. Este dossiê, organizado pelos/as professores/as de ambas as universidades, se destaca como um produto intelectual importante desse intercâmbio que, por sua vez, confere importância e visibilidade internacional para este periódico. Além dos artigos de autoria dos/as organizadores/as, com destaque para a importante parceria entre Tania Stoltz e Jacques Vonèche na autoria do artigo Ação como solução ao problema mente e corpo na teoria de Piaget, os demais artigos que compõem este dossiê contam com a parceria intelectual e acadêmica entre outras universidades européias, como a Universidad Nacional de Educación a Distancia, na Espanha, e as Universidades de Lausanne e Neuchâtel. Além das universidades européias, o dossiê contou com a colaboração de um pesquisador da Universidade de São João Del-Rei e dos/as pesquisadores/as das linhas de pesquisa Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano e Cultura, escola e ensino do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná. A importância e a abrangência do tema apresentado pelo dossiê são percebidos pela multiplicidade de pesquisas trazidas nos artigos, tratando desde as temáticas mais tradicionalmente trabalhadas, como as teorizações realizadas por Jean Piaget e Lev Vygotsky, além de suas contribuições para se pensar o ensino e a aprendizagem no mundo contemporâneo, até as novas teorizações educacionais acerca dos corpos e da sexualidade, dialogando com os temas culturais, a história e a filosofia.

Para a seção de Demanda Contínua preparamos um conjunto de textos de largo espectro educacional, no qual estão presentes temas específicos da educação, assim como discussões que tomam a educação de forma mais abrangente, isto é, não somente na sua formulação escolarizada. Assim, abrimos a seção com um artigo intitulado Educação em classes hospitalares: transformando ações e concepções à luz da teoria da complexidade, de autoria de duas pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Maria /RS. No artigo, as autoras discutem a relação entre ambas as instituições, a escola e o hospital, preocupadas com as concepções que as instituições têm sobre os sujeitos envolvidos. As autoras criticam o que denominam de paradigma hegemônico nessas instituições e lançam mão da Teoria da Complexidade, proposta por E. Morin, para possibilitar um outro pensamento acerca dessa difícil relação.

O próximo artigo também aborda a educação por meio de práticas não escolarizadas, ao realizar um diálogo entre clínica psicológica e as teorias educacionais, propondo ações educativas fundamentais para o tratamento de bebês portadores de necessidades especiais. Esse artigo, intitulado A importância da intervenção precoce com pais de bebês que nascem com alguma deficiência, de autoria das pesquisadoras Carla Anauate e Maria Lúcia T. M. Amiralian da Universidade de São Paulo/SP, aborda a necessidade da preparação de pais e cuidadores de bebês portadores de necessidades especiais e a implicação dessa ação na vida dessas crianças. A investigação se realizou sob a perspectiva da teoria de Winnicott, que aponta para a importância da relação interpessoal para a constituição do indivíduo.

Em seguida, no artigo Educadoras da infância, pesquisando e refletindo sobre a própria prática em matemática, de Regina Célia Grando e Adair

Mendes Nacarato, pesquisadoras da Universidade São Francisco, trabalha-se com o resultado de uma pesquisa com professoras de Educação Infantil pertencentes a um projeto de educação continuada no interior de uma universidade. O objetivo dessa investigação foi conhecer as possibilidades de formação na área da matemática, além das práticas de docência dessas professoras. A pesquisa tentou perceber as estratégias utilizadas pelas professoras na articulação entre teoria e prática.

A interdisciplinaridade na dinâmica curricular é o tema central do artigo intitulado O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar, de Maria Antônia Ramos de Azevedo e Maria de Fátima Ramos de Andrade. Nesse artigo, as autoras realizam uma análise dos diferentes conceitos relativos à interdisciplinaridade e destacam as possibilidades produzidas por uma prática amparada por epistemologias que constroem esse conceito. Assim, as autoras percebem a escola como um local possível para a produção de conhecimento, desde que as práticas pedagógicas sejam orientadas pelo princípio da interdisciplinaridade, pois o diálogo entre os saberes se coloca como condição sine qua non para a produção do conhecimento.

Encerrando o conjunto de artigos, A produção de conhecimento e saberes do/a professor/a pesquisador/a, de Renata Barrichelo Cunha e Guilherme do Val Toledo Prado, pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - Gepec/Unicamp, traz uma importante reflexão sobre a pesquisa dos/as professores/as. O tema é bastante polêmico, pois coloca em xeque paradigmas da produção de pesquisa e reflete sobre a relevância dessas investigações. Assim, os autores demonstram a necessidade de uma revisão acerca dos parâmetros utilizados para definir e analisar a pesquisa realizada por professores/as. Todavia, apesar de inúmeras dificuldades, demonstram a existência de pesquisas com potencial para a construção de novas práticas, além de produzirem uma reflexão sobre as suas ações educacionais, saberes fundamentais tanto para a escola como para a academia.

Por fim, a Educar em Revista de número 30 traz uma resenha sobre o livro de Guacira Lopes Louro Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. O tema tratado pelo texto representa um passo importante para as pesquisas sobre gênero, corpo e sexualidade, pois apresenta novas formas de abordagem sobre o tema, além de abrir um leque teórico metodológico sobre novos campos e novas epistemologias. A teoria queer é tomada como ponto de reflexão sobre um mundo ordenado a partir de princípios masculinos e heterossexuais, definindo sua partilha. A resenha de José Eduardo Szwako demonstra as possibilidades propostas pela autora para o campo da educação e da cultura, a partir dos questionamentos colocados pela teoria queer.

Chegar ao número 30 de um periódico pertencente a uma instituição pública de ensino não constitui uma tarefa de simples realização, pois cada número produzido conta uma história das pequenas e grandes batalhas cotidianas. Desse modo, aproveito para expressar o agradecimento a todos/as aqueles/as que contribuíram para que chegássemos até aqui.

Maria Rita de Assis César

Editora

Novembro, 2007

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Ago 2008
  • Data do Fascículo
    2007
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br