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A Graduação nos trabalhos da ANPED (1996 - 2003)

RESUMO DE TESES E DISSERTAÇÕES

A Graduação nos trabalhos da ANPED (1996 - 2003)

Clara Brener Mindal

RESUMO

O objetivo dessa investigação, de tipo documental bibliográfica, foi construir um mapa dos principais aspectos abordados nos estudos sobre graduação com base nos textos apresentados nas reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período entre 1996 e 2003. Para tanto, foram analisados 163 textos, de um total de 1985 publicados no CD ROM histórico da ANPEd – que reúne documentos até 2001 – e nos CDs ROM das reuniões anuais de 2002 e 2003. Dentre eles, foram selecionados aqueles que tratam da educação superior e que abordam questões relacionadas à graduação. Especial atenção foi dedicada aos trabalhos que focalizam a relação entre ensino e pesquisa nesse nível de ensino. Partiu-se de uma revisão bibliográfica que situa a graduação no ensino superior e nas universidades e analisa as funções de ensino e pesquisa inseridas no contexto histórico do ensino superior no Brasil e suas expectativas para o Século XXI. Para análise dos dados tomou-se por base estudos de autores brasileiros que realizaram sínteses da produção acadêmica em teses e dissertações e em periódicos nacionais sobre Educação Superior, Formação de Professores e Licenciaturas. Os textos analisados procedem, em sua maioria, de universidades públicas ou privadas, do tipo confessional; 30% referem-se à relação ensino e pesquisa inserida em análises da história, do financiamento, da estrutura ou da organização da educação superior brasileira; 38% dos textos abordam – em investigações em sala de aula ou em pesquisas bibliográficas e documentais – os cursos, as disciplinas, a estrutura curricular, as práticas pedagógicas, os processos de ensino-aprendizagem ou diversas concepções de professores e alunos. A produção que focaliza aspectos da graduação, apesar de aumentar no período, tende a diminuir nos últimos anos, ao contrário dos textos que abordam a formação do professor para o ensino superior que evidenciam crescimento. Encontrou-se maior incidência de estudos sobre licenciaturas e menor sobre cursos de bacharelado, assim como recorrência de estudos sobre alguns cursos como os de Pedagogia e Matemática. O campo de pesquisa sobre os alunos de graduação é pouco explorado e investigações sobre qualidade e condições de trabalho dos professores, bem como a dos professores substitutos são praticamente ignoradas na produção acadêmica.

Palavras-chave: Graduação; ensino e pesquisa; ensino superior; produção acadêmica; ANPEd.

ORIENTADORA: Profª Drª. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

NÍVEL: Doutorado em Psicologia da Educação

INSTITUIÇÃO: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

ANO DA DEFESA: 2006

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Jul 2007
  • Data do Fascículo
    Dez 2006
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