Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Dando continuidade aos trabalhos editoriais da Educar em Revista no ano de 2017, apresentamos à comunidade acadêmica mais uma edição de nosso periódico. O segundo número do ano disponibiliza o dossiê temático “Contribuições atuais da articulação Psicanálise e Educação para o campo educacional”, organizado pela professora doutora Tamara da Silveira Valente, da Universidade Federal do Paraná (Brasil). São autores nestes oito artigos do Dossiê, além da própria organizadora, Leandro de Lajonquière (Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis, França), Rosa Maria Marini Mariotto (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil), Jean-Marie Weber e Julia Strohmer (Université du Luxembourg, Luxemburgo), Marcelo Ricardo Pereira (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil), Sandra Francesca Conte de Almeida e Rosana Márcia Rolando Aguiar (Universidade Católica de Brasília, Brasil), Ilaria Pirone (Université Paris 8, França) e Marília Etienne Arreguy (Universidade Federal Fluminense, Brasil). Na respectiva Apresentação do Dossiê temático, a professora doutora Tamara da Silveira Valente tece maiores detalhes sobre a proposta e sobre os artigos.

Nos oito artigos submetidos à Educar em Revista em sua demanda contínua, por sua vez, temos os seguintes trabalhos: “Vulnerabilidade ao estresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas”, de Maria Regina Teixeira Ferreira Capelo (Universidade de Lisboa, Portugal); “Educação superior e políticas de ação afirmativa no Rio Grande do Sul: desigualdades e equidade”, de Célia Elizabete Caregnato e Arabela Campos Oliven (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil); “Africanidades e diversidades no ensino de História: entre saberes e práticas”, de Arilson dos Santos Gomes (Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará, Brasil); e “O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas”, de Renata Lopes Costa Prado (Universidade Federal Fluminense, Brasil).

Na sequência, a Demanda contínua ainda dispõe dos trabalhos: “Impactos da gestão de aulas baseadas em problemas verbais de Matemática sobre a aprendizagem”, de Maria Alice Veiga Ferreira de Souza (Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil); “O conhecimento matemático no periódico Evangelisch-Lutherisches Kinderblatt für Südamerika”, de Malcus Cassiano Kuhn e Arno Bayer (Universidade Luterana do Brasil, Brasil); “As escritas corporais da caixinha de música: Educação Infantil”, de Alice Medina (Centro de Ensino Unificado de Brasília, Brasil); e “Adolescência, internet e tempo: desafios para a Educação”, de Eloiza Silva Gomes Oliveira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil).

A edição de número 64 da Educar em Revista ainda conta com a entrevista de José Machado Pais (Universidade de Lisboa, Portugal), realizada pelos pesquisadores Miriam Pires Corrêa de Lacerda e Victor Hugo Nedel Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil). E dando continuidade à publicação das sínteses de memoriais acadêmicos apresentados para progressão à categoria de Professor Titular no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, disponibilizamos à leitura o memorial da Profª Drª Maria Augusta Bolsanello. Finalmente, completam a presente edição duas resenhas: “Psicanálise e Educação: novos operadores de leitura”, feita por Lucia Cristina da Costa Lopes (Universidade Federal do Paraná, Brasil) e “A mediação das emoções em professores alfabetizadores”, feita por Maria Luiza Sobreira de Oliveira (Centro Universitário FIEO, Brasil).

Motivo de satisfação para a comunidade do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, a Educar em Revista ascendeu no Qualis de três áreas do conhecimento, decorrente da última avaliação de periódicos no Brasil, a saber: Ensino (A1), Letras/Linguística (A2) e História (A2). Até o momento não foi divulgada a avaliação atualizada das áreas de Educação1 1 Na área de Educação, em especial, o atraso e a falta de informações têm causado grande apreensão e insatisfação por parte dos editores de periódicos da área, o que é possível perceber pelas discussões realizadas no âmbito do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). e de Interdisciplinar, onde estamos avaliados com A1 e A2, respectivamente. Nossa expectativa é que até a próxima edição tenhamos essa confirmação.

No âmbito da interface do Sistema Eletrônico de Revistas da UFPR, desenvolvemos ao longo do mês de janeiro um trabalho árduo, porém silencioso, para melhorias na plataforma. Realizamos a verificação da consistência de todos os números de identificação digital (Digital Object Identifier - DOI) vinculados aos artigos da Educar em Revista desde o ano de 19812 2 As edições dos anos de 1977 e 1978, sob o nome de Revista de Educação, estão disponíveis apenas em PDF, na própria plataforma SER/UFPR. . Foi constatada uma quantidade significativa de inconsistências, que foram imediatamente encaminhadas para validação por parte do SciELO, que já está providenciando os devidos ajustes. Em cada edição, ao lado de cada artigo, será possível clicar no respectivo link DOI, que direciona o usuário-leitor à plataforma SciELO, para acesso em diferentes formatos.

Também fez parte desses trabalhos realizados no último mês uma reorganização interna das seções da revista, assim como a verificação e correção de alguns erros de ordenação de sumário, dimensão/resolução de capas e digitação de nomes e artigos, pontualmente não percebidos em momentos anteriores. Além disso, deixamos mais visíveis os links para os respectivos indexadores e bases de dados da revista, previamente atualizados nos rodapés de todas as páginas, além da publicação dos nomes dos pareceristas ad hoc do biênio 2015/2016 na sequência das informações sobre a equipe editorial. Todo trabalho parte da preocupação de que a Educar em Revista chegue aos seus 40 anos de existência com a organização que merece ter.

Por fim, disponibilizando à comunidade acadêmica esta edição 64 da Educar em Revista, desejamos a todos uma excelente leitura, ao mesmo tempo em que já estamos trabalhando para dar corpo e qualidade aos próximos números de nosso periódico.

Curitiba, fevereiro de 2017.

Prof. Dr. Cláudio Machado Jr. Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza

  • 1
    Na área de Educação, em especial, o atraso e a falta de informações têm causado grande apreensão e insatisfação por parte dos editores de periódicos da área, o que é possível perceber pelas discussões realizadas no âmbito do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE).
  • 2
    As edições dos anos de 1977 e 1978, sob o nome de Revista de Educação, estão disponíveis apenas em PDF, na própria plataforma SER/UFPR.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Apr-Jun 2017
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br