Acessibilidade / Reportar erro

O homem na publicidade da última década: Uma cultura em mutação?

Men in advertisement in the last decade: A changing culture?

Resumos

Procuramos focalizar estereótipos masculinos, examinando alguns modelos da publicidade dos últimos dez anos. Discutimos algumas mudanças na sociedade, enfrentadas pelo homem atualmente. Retomamos uma tipologia de gênero baseada na semiótica. Apontamos algumas transformações e diferenças atuais de apresentação dos homens na publicidade.

comunicação; representação masculina; publicidade


The phocus of this work lies on masculine stereotypes, examining advertisement models, in the last 10 years. We discuss some changes that man is dealing, nowadays in society. We returned to a gender typology based on semiotics. We point out some current changes and differences in the way men are presented in ads.

communication; masculine representation; advertisement


DOSSIÊ: MÍDIA E EDUCAÇÃO: A PRODUÇÃO DE NOVOS SUJEITOS E NOVAS PEDAGOGIAS

O homem na publicidade da última década. Uma cultura em mutação?

Men in advertisement in the last decade. A changing culture?

Flailda Brito Garboggini

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Pós-doutora em Semiótica - Université Lumière-Lyon 2. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Pucamp)

RESUMO

Procuramos focalizar estereótipos masculinos, examinando alguns modelos da publicidade dos últimos dez anos. Discutimos algumas mudanças na sociedade, enfrentadas pelo homem atualmente. Retomamos uma tipologia de gênero baseada na semiótica. Apontamos algumas transformações e diferenças atuais de apresentação dos homens na publicidade.

Palavras-chave: comunicação, representação masculina, publicidade.

ABSTRACT

The phocus of this work lies on masculine stereotypes, examining advertisement models, in the last 10 years. We discuss some changes that man is dealing, nowadays in society. We returned to a gender typology based on semiotics. We point out some current changes and differences in the way men are presented in ads.

Key-words: communication, masculine representation, advertisement.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 23 fev.2005

Texto aprovado em 24 maio 2005

1 Metrossexual é um termo adotado pela mídia internacional, por volta de 2003, pela junção das palavras metropolitano e heterossexual, sendo uma gíria para um homem urbano excessivamente preocupado com a aparência; gastando muito com cosméticos, acessórios e roupas de marca.

2 "Nem gay nem machão" (FALK, J. L'Espresso, Roma, 29/01/04, p. 130).

  • BADINTER, E. XY A identidade masculina Lisboa: ASA, 1996.
  • CUSCHNIR, L. Masculino: como ele se vê. São Paulo: Saraiva, 1994.
  • FALCK, J. Maschio metrosexual L'Espresso, Roma, 130, p.130, 29 jan. 2004.
  • FLOCH, J. M. Documentos de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2001.
  • FONTANILLE, J.; ZILBERBERG, C. Tensão e significação São Paulo: Humanitas, 2001.
  • GARBOGGINI, F. B. A nova representação masculina na publicidade, uma leitura emiótica. In: GHILARDI, M. I.; BARZOTTO, V. Nas telas da mídia Campinas: Alínea, 2002.
  • ______. O homem no espelho da publicidade São Paulo, 1999. Tese (Doutorado) - Ciências da Comunicação, ECA, Universidade de São Paulo.
  • IANNI, O. Teorias da globalização Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
  • LIMA, O. de L. O brasileiro em números. Época, São Paulo, p. 82-88, 30 maio 2005.
  • NOLASCO, S. De Tarzan a Homer Simpson Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
  • RANDAZZO, S. A criação de mitos na publicidade Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2005

Histórico

  • Recebido
    23 Fev 2005
  • Aceito
    24 Maio 2005
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br