Acessibilidade / Reportar erro

Mídia, cognição e educação

Media, cognition and education

Resumos

Discutem-se as possibilidades e os limites do uso da mídia na educação. Embora considere-se a importância da apresentação e organização da mensagem, o artigo centra-se na atividade construtiva do sujeito e seu significado para a compreensão.

Piaget; mídia; cognição; educação; construtivismo


The article discusses the possibilities and limits of the use of media in education. Although the importance of message presentation and organization is presented, the article focuses the subject's constructive activity meaning for comprehension.

Piaget; media; cognition; education; constructivism


DOSSIÊ: MÍDIA E EDUCAÇÃO: A PRODUÇÃO DE NOVOS SUJEITOS E NOVAS PEDAGOGIAS

Mídia, cognição e educação* * Parte deste trabalho foi apresentada na XVIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.

Media, cognition and education

Tania Stoltz

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. taniastoltz@bol.com.br

RESUMO

Discutem-se as possibilidades e os limites do uso da mídia na educação. Embora considere-se a importância da apresentação e organização da mensagem, o artigo centra-se na atividade construtiva do sujeito e seu significado para a compreensão.

Palavras-chave: Piaget, mídia, cognição, educação, construtivismo.

ABSTRACT

The article discusses the possibilities and limits of the use of media in education. Although the importance of message presentation and organization is presented, the article focuses the subject's constructive activity meaning for comprehension.

Key-words: Piaget, media, cognition, education, constructivism.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 03 mar. 2005

Texto aprovado em 19 jun. 2005

  • BRINGUIER, J. C. Conversando com Jean Piaget Rio de Janeiro; São Paulo: Difel, 1978.
  • DELAHANTY, G.; PERRÉS, J. (Orgs.). Piaget y el psicoanálisis [S.l.]: Universidad Autonoma Metropolitana, 1994.
  • FERREIRA, A. B. de H. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
  • INHELDER, B.; BOVET, M.; SINCLAIR, H. Aprendizagem e estruturas do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 1974/1977.
  • ______.; PIAGET, J. Procédures et structures. Archives de Psychologie, Genebra, v. 47, n. 181, p. 165-175, 1979.
  • PIAGET, J. A construção do real na criança Rio de Janeiro: Zahar, 1937/1975.
  • ______. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1975/1976.
  • ______. A formação do símbolo na criança Rio de Janeiro: Zahar, 1946/1975.
  • ______. Cognitive development in children: development and learning. Journal of Research in Science Teaching v. 2, n. 3, p. 176-186, 1964.
  • ______. Estudos sociológicos Rio de Janeiro: Forense, 1965/1973.
  • ______. L'évolution intellectuelle entre l'adolescence et l'âge adulte. In: CONGRÈS INTERNATIONAL FONEME SUR LA FORMATION HUMAINE DE L'ADOLESCENCE À LA MATURITÉ ET DÉCERNEMENT DES PRIX, FONEME, 3., 1970. Milano: Foneme, 1970. p.149-156.
  • ______. Morphismes et catégories: comparer et transformer. Neuchâtel: Delachaux & Niestlé, 1990.
  • ______. O nascimento da inteligência na criança Rio de Janeiro: Zahar, 1936/1978.
  • ______. Psicologia da inteligência Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1947/1972.
  • ______. Psychogenèse et histoire des sciences Paris: Flammarion, 1983.
  • ______. Vers une logique des significations Genève: Murionde, 1987.
  • PIAGET, J.; GRÉCO, P. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos, 1959/1974.
  • STOLTZ, T. A informação e a organização da informação no conhecimento social. In: SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFPR, 18., 2004, Curitiba. Disponível em: http://www.educacao.ufpr.br Acesso em: 12 set. 2005.
  • STOLTZ, T.; PARRAT-DAYAN, S. Educação e inclusão social: uma leitura possível a partir de Piaget. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA UFPR, 2., 2005, Curitiba. No prelo.
  • VONÈCHE, J. L'épistémologie de la psychologie chez Piaget et Popper. Archives de Psychologie, Genebra, n. 70, p. 241-253, 2003.
  • *
    Parte deste trabalho foi apresentada na XVIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      08 Set 2014
    • Data do Fascículo
      Dez 2005

    Histórico

    • Aceito
      19 Jun 2005
    • Recebido
      03 Mar 2005
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: educar@ufpr.br