Acessibilidade / Reportar erro

A formação profissional do licenciado em pedagogia do setor de educação da UFPR

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

A formação profissional do licenciado em pedagogia do setor de educação da UFPR

COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

1.0 - ANTECEDENTES

A preocupação com a formação de professores se fez presente no Setor de Educação desde a sua criação. As discussões iniciadas a partir do ano de 1971 se tornaram mais efetivas em 1979 com a significativa participação de professores e alunos, quando foram desenvolvidos trabalhos com o intuito de caracterizar a identidade e o papel do Setor de Educação na Universidade.

Em 1981, novos estudos se efetivaram, gerando uma proposta (Educar, v. 2, n.º 1, p. 165) que tomou corpo, respondendo as solicitações originárias do MEC com vistas à Reformulação aos Cursos de Recursos Humanos para a Educação.

No presente momento tenta-se uma retomada dos estudos anteriores, bem como um novo posicionamento onde o foco central passa a ser a FORMAÇÃO DO PROFESSOR.

2.0 - PRESSUPOSTOS

As idéias a seguir constituem-se em pontos preliminares, ordenadores de discussão.

2.1 - Reafirma-se a necessidade da existência de um Setor que abrigue e concentre o Curso de Pedagogia e a formação pedagógica dos cursos de licenciatura.

2.2 - A Pedagogia e a Licenciatura devem ser focalizadas de um ponto de vista único - o da formação do professor. Com isso, a Pedagogia passa a ser considerada uma Licenciatura no sentido de se fortalecer a formação do magistério de 2.º grau, sem prejuízo da formação nas diferentes habilitações.

Estabelece-se como idéia principal que a busca de alternativas para a formação do professor se fará de forma conjunta: áreas de conhecimento específico (Licenciaturas) e Setor de Educação.

2.3 - Privilegia-se a idéia de que professor e educador são conceitos indissociáveis, visto que na formação do primeiro está implícita a do segundo.

2.4 - Dá-se ênfase à valorização das Licenciaturas em todas as áreas, acentuando-se que o conteúdo pedagógico deve se fazer presente de forma integrada e globalizada na FORMAÇÃO DO PROFESSOR.

2.5 - As proposições contidas no Documento do Setor de Educação/81 merecem ser repensadas e/ou aprofundadas.

2.6 - A ênfase na realidade brasileira, na qual se inscreve a educação, não se deve constituir apenas em ponto de partida, mas eixo comum na formação do profissional em educação.

3.0 - PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

3.1 - Quanto à concepção de educação:

- a abordagem dos problemas de formação pedagógica pressupõe uma análise mais ampla da educação no contexto social;

- a educação não é um processo isolado, mas uma variável do processo histórico-cultural, que tem sua especificidade;

- esta especificidade é inerente às formas de produção e veiculação deste saber a nível dos indivíduos e dos grupos sociais, trata-se, portanto, de um saber situado no tempo social e histórico;

- a educação como uma ação intencional ocorre em situações formais e não-formais, que evidenciam diferentes necessidades, incluindo o atendimento mesmo daqueles que não estão na escola;

- estas situações requerem agentes educacionais - escolas e profissionais - capacitados ao enfrentamento dos problemas e necessidades da realidade educacional brasileira.

3.2 - Quanto à formação do profissional em educação:

- a formação do professor necessariamente incluirá a formação do educador;

- é neste sentido, que o professor pode ser considerado como profissional que domina conteúdos específicos, as formas de tratamento deste conteúdo e as relações existentes entre tais conteúdos e formas, com a totalidade das relações educacionais, sociais, econômicas, políticas e culturais;

- os problemas da formação do professor, portanto, só podem ser resolvidos quando o Curso de Licenciatura for entendido como um todo, pois, restringir a formação do professor ao domínio dos conteúdos a serem ensinados ou ao tratamento visando à reprodução de modelos pedagógicos implica uma visão fragmentada do profissional da educação;

- caberão a este profissional diferentes formas de atuação, onde não só a educação escolar regular seja privilegiada, "daí a importância da educação extra-escolar..., com o intuito de efetivar a idéia de uma educação ao longo da vida e voltada para uma maioria da população e de segmentos populacionais, com crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, adultos em serviço ou na 3.ª idade, segregados sociais, etc." (Doe. 81, p. 168).

4.0 - TIPO DE CURSO DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

4.1 - Estes dois aspectos da formação profissional do professor podem situar-se em dois planos: um referente ao processo e ao resultado dos estudos gerais por ele realizados num domínio particular da atividade humana (formação profissional específica) e outro referente tanto ao conjunto de processos que levam o professor a exercer a atividade docente quanto ao produto desse conjunto de processos (formação pedagógica).

4.2 - O domínio do conteúdo do campo particular do conhecimento a que um curso de Licenciatura está vinculado é fundamental para que o professor não atue como um reprodutor de matérias de ensino, mas que sintetizando com originalidade os conteúdos em sua forma de abordagem, possibilite aoc alunos uma nova visão da realidade.

4.3 - A formação pedagógica como forma de desenvolvimento de competências específicas e de instrumentalização para o ensino, implicará uma fundamentação sobre a educação que se concretiza, na aquisição de conhecimentos mediante o estudo das Ciências da Educação e a sua aplicação na solução das questões do ensino, sem perder de vista a problematização do real.

4.4 - O conhecimento da problemática educacional brasileira é imprescindível na formação do professor.

4.5 - As disciplinas pedagógicas devem ser desenvolvidas integradamente entre si e com as disciplinas do campo particular do conhecimento, tendo em vista a formação do professor no seu todo. Essa integração implicaria:

- trabalho integrado entre professores das várias disciplinas do curso;

- participação ativa dos representantes do Setor nos Colegiados dos Cursos de Licenciatura;

- recriação da Coordenação das Licenciaturas.

4.6 - A Prática de Ensino deverá ser desenvolvida desde o início do curso, de forma a possibilitar a ampliação da experiência do aluno em situações reais de ensino, mediante diferentes alternativas de estágio.

5.0 - PROPOSTA

5.1 - Quanto à formação para a Licenciatura e as Habilitações em Pedagogia:

- O profissional a ser formado pelo Curso de Pedagogia caracteriza-se:

a) Como professor licenciado para atuar quer no 2.º grau, quer nas séries iniciais do 1.º grau. Enfatiza-se a importância de que a formação para ambas as áreas se dê simultaneamente.

b) Concomitantemente, a nível de graduação, como habilitado em área de sua opção. Ficam definidas como áreas as seguintes habilitações: Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Administração Escolar, Pré-Escolar e Magistério em Educação Especial.

- Propõe-se a integração das habilitações técnico-administrativas através da estruturação de um bloco de disciplinas comuns.

- Sugere-se como recomendações adicionais: Inclusão na forma de conteúdos e/ou disciplinas dos temas: educação extra-escolar, educação no meio rural, educação de adultos, educação popular e alfabetização. Que se dê ênfase ao estudo de autores e obras que compõem o pensamento pedagógico brasileiro.

A seguir, constam a Resolução n.º 02/85-CEP, o plano de estudos e o ementário de disciplinas obrigatórias do Curso de Pedagogia.

ANEXOS

Resolução n.º 02/85-CEP: estabelece o currículo pleno do Curso de Pedagogia, do Setor de Educação, UFPR.

Ementas de disciplinas obrigatórias do Curso de Pedagogia.

SETOR DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

RESOLUÇÃO N.º 02/85

Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Pedagogia, do Setor de Educação.

O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, órgão normativo, consultivo e deliberativo da admiinstração superior, no uso de suas atribuições conferidas pelo artigo 21 do Estatuto da Universidade Federal do Paraná,

RESOLVE:

Artigo 1.º - As matérias e seu desdobramento em disciplinas e práticas profissionais que constituem o Currículo Pleno do Curso de Pedagogia, nas suas habilitações: Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino de 2.º Grau, Administração Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar, são as seguintes:

Clique aqui para ampliar

Art. 2.º - O acesso ao Curso de Pedagogia nas suas habilitações, de que trata esta Resolução, será feito mediante Concurso Vestibular, ocasião em que o candidato fará ingresso na habilitação "Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino de 2.º Grau".

Parágrafo único - Ao ingressar na modalidade referida no artigo 2.º, o aluno de Pedagogia obrigar-se-á a cursar mais uma habilitação específica, a saber: "Administração Escolar" ou "Orientação Educacional" ou "Supervisão Escolar".

Art. 3.º - O aluno do Curso de Pedagogia deverá comprovar experiência de magistério, docente ou equivalente, quando da obtenção do diploma, em um mínimo de 6 (seis) meses para Administração Escolar e Supervisão Escolar e de 1 (um) ano para Orientação Educacional, de acordo com a determinação superior pertinente.

Art. 4.º - A integralização do currículo pleno do Curso de Pedagogia, nas habilitações objeto desta Resolução, será feita em um mínimo de 2.580 (duas mil, quinhentas e oitenta) horas de atividades escolares, não podendo a graduação ocorrer em menos de quatro anos e em mais de sete anos.

§ 1.º - A integralização das 2.580 horas para as habilitações em Administração Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar, será feita com o mínimo de 60 (sessenta) horas de disciplinas optativas, que o aluno poderá escolher dentre as relacionadas no artigo 1.º, desde que não pertençam ao rol das disciplinas obrigatórias da habilitação escolhida.

§ 2.º - As cargas horárias mínima e máxima de matrícula anual serão, respectivamente, de 13 (treze) e de 26 (vinte e seis) horas semanais, de atividades escolares.

Art. 5.º - Complementam o Currículo do Curso de Pedagogia, em todas as suas habilitações, as disciplinas de Educação Física, totalizando 90 (noventa) horas, e a disciplina de Estudo de Problemas Brasileiros num total de 60 (sessenta) horas.

Art. 6.º - Ao diplomado em Pedagogia fica facultado o direito de obter uma outra habilitação específica entre as tratadas nesta Resolução, desde que haja vagas no curso, obedecidos os critérios de ocupação estabelecidos pelo Conselho de Ensino e Pesquisa.

Art. 7.º -O aluno do Curso de Pedagogia ou em complementação de estudos, que estiver cursando o primeiro semestre em 1985 (ano), estará sujeito a esta Resolução.

Parágrafo único - Cabe ao Colegiado do Curso autorizar ou ditar normas complementares de ajustamento à adequação legal.

Art. 8.º - Esta Resolução entra em vigor no ano letivo de (985, revogando-se as disposições em contrário.

Sala das Sessões, em 11 de janeiro de 1985.

ROBERTO LINHARES DA COSTA Presidente em exercício.

Clique aqui para ampliar

Ementa de disciplinas obrigatórias do curso de pedagogia e suas habilitações

Não foram incluídas aqui as emendas das disciplinas optativas e das disciplinas de formação geral.

ET405 - BIOLOGIA EDUCACIONAL

Contribuição da biologia no processo educativo. Aspectos biológicos do crescimento e desenvolvimento. 3003/6; 75 e 77.

HC402 - SOCIOLOGIA

Organização social (configuração). Sociologia (definição e métodos). Unidade estrutural da sociedade (elementos formadores, integradores e funcionais). Continuidade e mudança social (controle social, teorias de mudança social, transformações sociais). Instituições sociais: funções e tipos. Sistemas sociais. Instituições e sociedade. Instituições e processos sociais. A transformação social e a obsolescência. 2002/4; 86 e 98.

CI421 - ESTATÍSTICA EDUCACIONAL

Introdução à Estatística. Fases de um trabalho estatístico. Representação tabular. Representação gráfica. Números relativos significativos no planejamento educacional. Distribuição de freqüência. Caracterização quanto a uma variável: medidas de tendência central, posição, variabilidade, assimetria. Curva normal. Amostragem. Hipóteses estatísticas. Coeficientes de correlação. Validade e fidedignidade de instrumentos. Relação de índices educacionais com outros fatores. 3003/6; 75 e 77.

ET402 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO B

Conceito, objeto, métodos e importância da Psicologia da Educação. Desenvolvimento cognitivo da infância à vida adulta e suas implicações na educação escolar. Socialização e afetividade no contínuo do processo de desenvolvimento. Perturbações da personalidade na infância, adolescência e idade adulta. A marginalização cultural e suas implicações psicopedagõgicas. 3003/6; 75 e 77.

ET410 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Quadros conceituais. Métodos e técnicas operacionais. O tradicionalismo pedagógico. O mundo clássico e a educação. A pedagogia e cristianismo. O humanismo pedagógico. O realismo pedagógico. Ideais pedagógicos da enciclopédia. A educação naturalista. Sistematização científica da pedagogia. A pedagogia idealista, sociológica e evolucionista. O movimento da escola nova. 4004/8; 75 e 77.

ET406 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

As diversas concepções da educação. Conceituação de Filosofia da Educação. Os fins da educação. O professor e sua filosofia. As grandes correntes da Filosofia da Educação. A escola brasileira e sua filosofia. A filosofia da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da Lei 5692. O direito à educação. A igualdade de oportunidades educacionais. Educação e mudança. Educação, ciência e tecnologia. Educação e economia. Educação, liberdade e democracia. 4004/8; 75 e 77.

EP408 - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE 1.º GRAU

O ensino de 1.º grau no contexto de educação brasileira. As características do ensino de 1.º grau e sua evolução histórica. Organização e diretrizes do ensino de 1.º grau e da préescola no Brasil e no Paraná. Questões problemáticas no ensino de 1.º grau. 3003/6; 75 e 77.

ET416 - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Análise sociológica da educação e da escola a partir de problemas da realidade atual e sua relação com as diversas disciplinas científicas. Educação e estrutura social, integração social, funcionamento social e transformação. Cultura e educação. Educação e desenvolvimento econômico e social no Brasil. A escola do meio rural e urbano. Problemas educacionais na América Latina. 4004/8; 75 e 77.

EM425 - DIDÁTICA B

Profissionalização do professor. Fundamentos teóricos do ensino. Planejamento da ação didática. O professor e a qualidade do ensino. Pensamento da didática moderna. Seminário como técnica de ensino. 3003/6; 75 e 77.

EM407 - MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA EDUCACIONAL A

A pesquisa pedagógica e suas implicações no processo pedagógico. Dimensões da pesquisa educacional. Bases necessárias para discussão e montagem de um projeto de pesquisa. 2002/4; 75, 77 e 38.

EP409 - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE 2.º GRAU

Determinações sócio-econômicas, políticas e pressupostos teóricos das propostas de ensino de 2.º grau na evolução da educação brasileira. Organização, problemática e tendências do ensino de 2.º grau no Brasil. Propostas e alternativas para o ensino de 2.º grau. 3003/6; 75 e 77.

EP407 - CURRÍCULOS E PROGRAMAS NO ENSINO DE 1.º E 2.º GRAUS

Os currículos de 1.º e 2.º graus em seus aspectos formais e processuais: seus fundamentos, aspectos gerais de seu desenvolvimento e pressupostos básicos para sua avaliação e aperfeiçoamento. Novas proposições e experiências em currículos e programas no ensino de 1. e 2.º graus. 3003/6; 75 e 77.

ET411 - HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Evolução e interpretação da educação luso-brasileira nas fases colonial, monárquica e republicana, com ênfase sobre a educação brasileira. Concepções filosóficas dominantes nas diversas fases. As reformas pombalinas no ensino e as reformas educacionais brasileiras, com ênfase sobre as reformas nas últimas décadas. A educação no Paraná. 2002/4; 75 e 77.

ET403 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO C

Concepções teóricas contemporâneas sobre o processo ensino-aprendizagem e suas implicações para a atividade docente. Interação professor-aluno. 3003/6; 75 e 77.

EP406 - LEGISLAÇÃO DO ENSINO E ÉTICA PROFISSIONAL

O Direito Educacional Brasileiro. Notas sobre uma Introdução ao Estudo do Direito. As concepções de estado e suas implicações na conceituação de lei. A legislação educacional na concretização do ensino pré-escolar, do ensino de 1.º grau, 2.º grau, 3.º grau, da educação especial e do ensino supletivo. Implicações na organização escolar. Ética: aspectos, concepções e conceituação. A ética circunscrita à história e como codificação filosófica. A ética, o saber e o poder. A ética profissional como evento problematizador da realidade e como materialidade circunstanciada. 2002/4; 75 e 77.

EP415 - PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO ESCOLAR

A realidade educacional brasileira e suas implicações na função supervisora. Concepções de educação e a ação supervisora decorrente. Quadro conceptual da supervisão na realidade brasileira: princípios, objetivos e funções. A metodologia do processo da supervisão. A supervisão como fator de melhoria da qulaidade de ensino. 4004/8; 75 e 77.

EP402 - AVALIAÇÃO DA ESCOLA

A avaliação do traablho escolar no contexto da educação brasileira: exame dos seus pressupostos. As concepções e teorias de avaliação escolar. O desempenho da escola e os modelos para a sua avaliação. Proposições metodológicas para o acompanhamento da prática escolar. 2002/4; 75 e 77.

EP416 - SUPERVISÃO E OS PROBLEMAS DO CURRÍCULO

A dinâmica do planejamento curricular. As questões pedagógicas do currículo: os problemas da aprendizagem e do currículo. A avaliação curricular como fator para ativação e desenvolvimento da escola. 2002/4; 75 e 77.

EM427 - METODOLOGIA DO ENSINO DE 1.º E 2.º GRAUS

Alternativas metodológicas no ensino de 1.º e 2.º graus e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Enfoques metodológicos sobre problemas na sala de aula, oriundos de implicações econômico/sociais, histórico/culturais e científico/ tecnológicas na vida das crianças. 4004/8; 75 e 77.

EM423 - CONCEPÇÕES E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

Os fundamentos teóricos da alfabetização: lingüísticos, psicológicos e sociológicos. Variáveis intervenientes na tarefa da alfabetização. Procedimentos de alfabetização. A formação do professor alfabetizador. 2002/4; 75 e 77.

EM426 - PRÁTICA DE ENSINO DE 1.º E 2.º GRAUS

Realidade escolar de 1.º e graus. Escolas de 1.º e 2.º graus. A sala de aula como laboratório de aprendizagem. Estratégias metodológicas para 1.º e 2.º graus. 3036/8; 75 e 77.

EP403 - EDUCAÇÃO COMPARADA

Espaço e tempo da Educação Comparada. Estrutura teórica da Educação Comparada. A comparação a nível internacional, intranacional e transnacional. Problemas e tendências educacionais atuais no mundo. 2002/4; 75 e 77.

EP404 - ASPECTOS ECONÔMICOS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO

A educação no contexto do desenvolvimento do processo produtivo contemporâneo e da organização dos estados nacionais. A evolução do pensamento na economia política e suas implicações na organização do trabalho escolar. O mercado de trabalho e a profissionalização do ensino. A "questão econômica e política" na atual estrutura do ensino brasileiro. 2002/4; 75 e 77.

EP405 - PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Conceitos, características e níveis do Planejamento Educacional. Aspectos .sócio-econômicos e culturais da educação. Determinação das necessidades educacionais. Diagnóstico e programação educacional. Formulação do plano de educação. Elaboração, controle e avaliação de projetos educacionais. 2002/4; 75 e 77.

EP417 - SUPERVISÃO DA ESCOLA DE 1.º GRAU

Caracterização dos aspectos pedagógicos e administrativos referentes à supervisão a nível de sistema e de organização escolar no 1.º grau. Análise da ação supervisora em diferentes tipos de escolas e modalidades de ensino. 3003/6; 75 e 77.

EP418 - SUPERVISÃO DA ESCOLA DE 2.º GRAU

Caracterização dos aspectos pedagógicos e administrativos referentes à supervisão a nível de sistema e de organização escolar no 2.º grau. Análise da ação supervisora em diferentes tipos de escola e modalidades de ensino. 3003/6; 75 e 77.

EP419 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SUPERVISÃO ESCOLAR

Caracterização dos aspectos pedagógicos e administrativos referentes à supervisão a nível de sistema e de organização escolar no 1.º e 2.º graus. Análise da ação supervisora em diferentes tipos de escola e modalidades de ensino. Proposta, execução e avaliação da ação supervisora no 1.º e 2.º graus. 0268/6; 75 e 77.

EP410 - PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

As origens da gerência e da divisão do trabalho e suas implicações na organização escolar. A abordagem teórica da admi nistração no processo histórico. Administração empresarial e escolar. Os problemas teórico-práticos na administração da escola brasileira. Conceitos explicativos do processo administrativo na escola brasileira. 4004/8; 75 e 77.

EP411 - ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

O modelo de administração do sistema escolar brasileiro e a realidade: a política administrativa, as formas de planejamento e o processo decisório. A gestão financeira da educação no Brasil: a origem dos recursos e as formas de distribuição. A divisão de tarefas entre as esferas federal, estadual e municipal e as formas específicas de estruturação; centralização e descentralização. Os programas especiais e suas formas de gestão (merenda escolar, material didático, livro didático, serviços de assistência ao escolar, etc.). As questões relativas à administração do pessoal técnico e docente; as políticas salarial e de qualificação; os direitos trabalhistas. A administração da rede física; recursos e responsabilidades. 2002/4; 75 e 77.

EP412 - ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA DE 1.º GRAU

Análise da teoria da administração educacional: suas pressuposições básicas. A teoria da administração educacional no Brasil. Os problemas da escola de 1.º grau e sua administração. Definição do campo de atuação da administração educacional. 3003/8; 75 e 77.

EP413 - ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA DE 2.º GRAU

A política da educação de 2.º grau. Os problemas da escola de 2.º grau e a administração escolar. Análise das perspectivas de mudança da organização escolar de 2.º grau em face das características do contexto brasileiro. O processo e as propostas de trabalho administrativo no quadro da educação brasileira. 3003/6; 75 e 77.

EP414 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

Observação e caracterização do contexto administrativo-pedagógico de unidades escolares tendo em vista suas relações com o sistema educacional brasileiro nos seus vários níveis.

Análise crítica das situações problemáticas encontradas na realidade escolar: formulação e aplicação de proposições alternativas nessa realidade. 0268/6; 75 e 77.

EP420 - PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

A educação e o significado da orientação educacional. Pressupostos legais, históricos, filosóficos, sociológicos e psicológicos da orientação educacional, na realidade brasileira. Funções específicas e integrativas da orientação educacional. A orientação educacional no processo educativo; linhas de ação de orientação educacional. Operacionalização da orientação educacional de acordo com as perspectivas da realidade escolar. 4004/8; 75 e 77.

EP421 - ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

A orientação vocacional e o trabalho no contexto sócio-econômico-político brasileiro e implicações para a orientação vocacional no âmbito escolar. Relações entre trabalho, educação e lazer em suas dimensões sócio-econõmica, cultural e psicológica. A informação profissional na realidade brasileira. Teorias sobre escolha e desenvolvimento vocacional e implicações para a prática escolar. Ativação do desenvolvimento vocacional. Programas e projetos de orientação vocacional no âmbito escolar e para-escolar. 3003/6; 75 e 77.

EP422 - MEDIDAS EDUCACIONAIS

As dimensões individual, social e pedagógica do processo de medida e avaliação. O processo de mensuração no acompanhamento psicossociopedagógico. Métodos e técnicas de caracterização das condições sociais, familiares e escolares relacionadas ao processo educacional. Análise, elaboração e aplicação de instrumentos de medidas. Estudo de programas de avaliação. 3003/6; 75 e 77.

EP423 - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO DE 1.º E 2.º GRAUS

O papel da orientação educacional no ensino de 1.º e 2.º graus regular e supletivo. Caracterização da abordagem da orientação educacional em relação aos problemas educacionais de cada um desses contextos de escolaridade. Organização, planejamento e avaliação de propostas e projetos de orientação educacional para esses contextos. 2002/4; 75 e 77.

EP424 - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Relações entre desenvolvimento humano, contexto vital e necessidades de orientação. O papel da orientação educacional em instituições públicas e organizações ou programas que visem ao desenvolvimento do homem. Utilização de métodos e técnicas de orientação educacional para elaboração de planos de ação junto a essas instituições, organizações e programas. 2002/4; 75 e 77.

EP425 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Observação participativa no contexto real do trabalho do orientador educacional como especialista da educação. Elaboração, aplicação e avaliação de estratégias de ação comprometidas com transformação e mudanças. 0268/ 75 e 77.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1986
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br