Acessibilidade / Reportar erro

A imaginação sociológica e questões críticas em C. Wright Mills: pontos de referência ao papel do educador

Resumo

O que se vem chamando de "pós-modernidade" reflete, na essência de suas crises, o profundo caráter de resistência oferecida à necessidade de mudanças profundas nas atitudes, na percepção e na visão de mundo das pessoas em geral e dos acadêmicos em especial. A partir de contribuição de C. W. Mills, na qual o autor questiona vigorosamente o desempenho da Ciência Social, pela complementação de pensamentos de outros autores contemporâneos, busca-se levar o pano de fundo à instância da Educação, tendo em vista o favorecimento do ato educativo para um outro homem, para um novo tempo.


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

A imaginação sociológica e questões críticas em C. Wright Mills: pontos de referência ao papel do educador

Gastão Octávio Franco da Luz

Professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Educação da Universidade Federal do Paraná

RESUMO

O que se vem chamando de "pós-modernidade" reflete, na essência de suas crises, o profundo caráter de resistência oferecida à necessidade de mudanças profundas nas atitudes, na percepção e na visão de mundo das pessoas em geral e dos acadêmicos em especial. A partir de contribuição de C. W. Mills, na qual o autor questiona vigorosamente o desempenho da Ciência Social, pela complementação de pensamentos de outros autores contemporâneos, busca-se levar o pano de fundo à instância da Educação, tendo em vista o favorecimento do ato educativo para um outro homem, para um novo tempo.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1994.
  • BOFF, L. Ecologia. Grito da terra, grito dos pobres. São Paulo: Ática, 1995.
  • CAPRA, F. O ponto de mutação. A ciência, a sociedade e a cultura emergente, São Paulo: Cultrix, 1988.
  • FERREIRA, N. Cidadania. Uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
  • FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
  • FOUCAULT, M. Vigiar e punir. História da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1987.
  • GARDNER, H. Mentes que criam. Uma anatomia da criatividade observada através das vidas de Freud, Einstein, Picasso, Stravinsky, Eliot, Graham e Gandhi. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
  • GUSDORF, G. Prefácio. In: JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1975, p. 7-27.
  • HOBSBAWN, E. Era dos extremos. O breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
  • JAPIASSU, H. As paixões da ciência. São Paulo: Letras & Letras, 1991.
  • ______. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
  • KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
  • LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
  • LUTZENBERGER, J. Gaia. O planeta vivo (por um caminho suave). Porto Alegre: L & PM, 1990.
  • MACHADO. N. J. Epistemologia e didática. As concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez. 1995.
  • MATURANA. H.; VERDEN-ZOLLER. G. Amor y juego. Fundamentos olvidados de lo humano desde el patriarcado a La democracia. Santiago: Instituto de Terapia Cognitiva, 1994.
  • MILLS, C. W. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.
  • MORIN, E. A. A construção da sociedade democrática e o papel da educação e do conhecimento para a formação do imaginário do futuro. In: GROSSI, E. P; BORDIN, J. Construtivismo pós-piagetiano. Um novo paradigma sobre a aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1993, p. 11-25.
  • ______; KERN. A. Terra-pátria. Porto Alegre: Sulina. 1995.
  • VIZIOLI, P. William Blake. Poesia e prosa selecionadas. São Paulo: Nova Alexandria, 1992.
  • WATZLAWICH, P. (org.) A realidade inventada. Campinas: PSY II. 1994.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1996
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br