Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

APRESENTAÇÃO I

Apresentação

A idéia inicial do seminário que originou esta publicação surgiu na convivência de uma equipe multidisciplinar e intersetorial. A organização da equipe, por sua vez, adveio de um projeto metodológico que os professores Remy Lessnau e João Carlos Magalhães desenvolveram em 1990 e 1991, objetivando a produção de videoteipes didáticos para apoiar seus alunos de graduação a superarem deficiências de pré-requisitos nas disciplinas do Departamento de Genética, do Setor de Ciências Biológicas da UFPR. Em vista dos resultados positivos da iniciativa, os dois professores pensaram estender o projeto ao 2º grau, com o objetivo de possibilitar aos professores e alunos desse nível melhores condições de ensino e de aprendizagem de conteúdos de Genética. Buscaram, então, no segundo semestre de 1992, a cooperação de colegas do Setor de Educação.

A profa. Vilma Marcassa Barra, de Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Biologia junto ao Departamento de Métodos e Técnicas da Educação, aceitou coordenar a nova fase do projeto - agora denominado Produção e testagem de videoteipes para o ensino de Genética em nível de segundo grau. Mais dois colegas de Departamento da profa. Vilma, inicialmente o prof. Antônio Lineu - como professor de Didática - e, no segundo semestre de 1993, a profa. Christiane (também de Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Biologia), passaram a integrar a equipe.

Discussões prévias sobre o conteúdo de um dos vídeos previstos, Biotecnologia e Genética (ainda em produção), suscitaram a proposta de se provocar um evento universitário voltado aos problemas momentosos da relação entre Biologia e Ética. Daí o Seminário de Bioética, que aconteceu de 24 a 26 de março de 1994, no Setor de Educação da UFPR.

Esta publicação traz a público as contribuições dos participantes do referido seminário, que teve por objetivo discutir temas de Bioética em relação com a formação do profissional biólogo. A publicação justifica-se fundamentalmente por duas razões: registrar o evento como um ponto de partida para outros, sobre diferentes temas em conexão com a Educação, em nossa Universidade; e, não menos, valorizar a cooperação dos signatários dos artigos, sobretudo na perspectiva de continuidade e aprofundamento dos temas tratados, de modo que este seminário de Bioética venha a ser o primeiro de uma série. Para isto, a divulgação dos trabalhos do seminário é o primeiro passo na busca de discussões mais atuais e polêmicas no campo da Biologia e na formação dos profissionais desta área em conexão com a Bioética.

O conteúdo da publicação estrutura-se como uma coletânea de ensaios, que tem por fio condutor a intenção de se por a questão bioética na ordem do dia em nosso meio universitário, em relação com a educação e numa perspectiva interdisciplinar. Os textos refletem a preocupação dos participantes em apresentar um quadro da Bioética no momento atual, enfocando suas questões basicamente sob um ponto de vista filosófico. Por isto os artigos estão agrupados em duas partes.

A primeira procura apresentar as pesquisas mais recentes, formando um quadro de referência. Para tanto reunimos, além de biólogos, aqueles que trabalham com temas específicos, como os geneticistas; mas também são apresentadas as interpretações de médicos, sociólogos, antropólogos e educadores, permitindo uma visualização mais abrangente das conseqüências políticas e sociais das pesquisas realizadas em cada campo. Seguem-se, concluindo, algumas implicações educacionais, com reflexos em todos os níveis de ensino.

A segunda parte apresenta uma visão mais filosófica do tema, sem no entanto definir uma única postura. Neste aspecto os textos procuram abranger um espectro da diversidade de correntes filosóficas, sinalizando as possibilidades de se trabalhar os temas da Bioética sob uma perspectiva aberta.

Esta coletânea não envolve qualquer intenção de chegar a conclusões sobre os temas enfocados, dado que as discussões do seminário foram preliminares como geradoras de novos debates, em vista de orientações atualizantes na formação de profissionais mais preparados a enfrentar o ritmo do desenvolvimento científico e tecnológico que o momento histórico exige.

A equipe do projeto quer registrar aqui um agradecimento muito especial a profa. Acácia Zeneida Kuenzer, Diretora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, pelo apoio que tornou possível a presente publicação.

Antônio Lineu Carneiro e Christiane Gioppo M. Cruz

Coordenadores do seminário

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1995
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br