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Editorial

Editorial

A Educar em Revista assume neste número quatorze novas diretrizes em sua linha editorial, visando com isso consolidar o seu espaço na circulação das idéias e na promoção dos debates específicos da área educacional.

O momento escolhido para expandir nossas atividades talvez não seja o mais propício, pois as tendências em curso na condução da política universitária brasileira, particularmente no que concerne ao desmonte das universidades públicas por parte do governo federal, nos constrangem em determinadas situações difíceis de serem contornadas no exercício das funções acadêmicas. Não obstante, distantes das ingenuidades e apesar dos constrangimentos, acreditamos que não nos resta alternativa senão a de continuar trabalhando pelo desenvolvimento da Ciência e do ensino público em nosso país.

A divulgação, a análise e a crítica das idéias e das experiências educacionais são os objetivos principais desta revista. Logo, visando sempre aperfeiçoar os meios que nos permitem alcançá-los, continuamos modernizando o nosso periódico impresso, além de torná-lo acessível, em breve, em formato on-line. No plano administrativo promovemos uma ampla reforma nas estruturas organizativas da Educar em Revista, com destaque para a decisão de redefinirmos os critérios de publicação a partir da formação de um Conselho Editorial Nacional. Acreditamos que essa é a maneira mais adequada de mantermos a qualidade dos artigos publicados, a transparência no processo de seleção e, sobretudo, nos possibilita ampliar a nossa inserção no plano nacional dos debates pedagógicos.

No que diz respeito à linha editorial, optamos por um modelo misto, ou seja: uma parte do periódico tratará de uma temática específica da área educacional, previamente definida pelo Conselho Consultivo da Revista, enquanto que a outra parte publicará artigos que, avaliados pelo Comitê Editorial, abordarão os mais diversos objetos de estudos relacionados à Educação.

Neste número quatorze, essa linha editorial já começou a ser posta em prática, porém de forma parcial, em virtude da urgência de sua publicação. A justificativa dessa urgência está na nossa intenção de fazer coincidir o lançamento deste número com a abertura do III Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Educação em Ciência do ICASE que, pela primeira vez, realiza-se na nossa Universidade. A dimensão desse evento pode ser evidenciada pelo número de participantes - em torno de mil e duzentos inscritos, provenientes de todo país e do exterior - e, sobremaneira, pela qualidade dos cerca de quinhentos trabalhos que serão debatidos nesse evento. Nosso objetivo com este número, preparado em exíguos sessenta dias, foi possibilitar à área da Educação e, particularmente, aos interessados em Educação em Ciências, um amplo panorama das discussões sobre essa temática, a partir de artigos produzidos pelos principais especialistas dessa área que participam do simpósio. Os artigos publicados, em língua portuguesa e em espanhol, expressam as idéias desenvolvidas por intelectuais de grande renome nessa área, traduzindo as experiências desenvolvidas em diversos países, tais como Cuba, Canadá, Brasil, Inglaterra e EUA.

Para nós da Educar em Revista é um privilégio poder publicar essa coletânea de artigos que, de certa maneira, nos impõe a difícil tarefa de nas próximas publicações mantermos esse nível de qualidade. Porém, esse é um desafio que aceitamos de bom grado.

Carlos Eduardo Vieira

Editor

Curitiba, 04 de outubro de 1999

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1998
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