Acessibilidade / Reportar erro

Origens e questões da Etnografia Educacional no Brasil: um balanço de teses e dissertações (1981-1998)

etnografia educacional; pesquisa qualitativa; pesquisa educacional

RESENHAS

Origens e questões da Etnografia Educacional no Brasil: um balanço de teses e dissertações (1981-1998)

Tânia Maria F. Braga Garcia

Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo

RESUMO

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo realizar um balanço de dissertações e teses autodenominadas etnográficas, desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação das universidades brasileiras. Assumida como alternativa metodológica para produzir conhecimentos no campo educacional, particularmente quanto ao desenvolvimento de estudos sobre a escola e a sala de aula, tal forma de abordagem tem sido utilizada a partir da década de 70, com diferentes perspectivas. Para compreender essa diversidade, procurouse reconstruir, a partir do exame de publicações sobre o tema, o percurso pelo qual a etnografia foi sendo incorporada à pesquisa educacional no Brasil, de forma a explicitar autores e perspectivas que a influenciaram, bem como tendências que se constituíram nesse campo.

Esse trabalho de revisão bibliográfica, acom-panhado de estudos de natureza epistemológica e metodológica, possibilitou estabelecer critérios para avaliar pesquisas etnográficas. A análise das dissertações e teses foi desenvolvida em dois níveis: a) localização, no banco de dados da ANPEd (CD Rom, 1999), de resumos de trabalhos que se autodenominam etnográficos, mapcando as características gerais da pesquisa aí descrita; b) exame de treze dissertações e teses selecionadas a partir da indicação dos orientadores desses trabalhos. Os resultados dessa análise indicaram que, pelos critérios estabelecidos, poucas pesquisas identificadas como etnográficas seriam assim denominadas. No entanto, foi possível identificar grupos que produziram e continuam produzindo trabalhos etnográficos, determinando, na produção discente, a configuração de três orientações teóricometodológicas predominantes: estudos da linguagem e processos da interação, com referenciais da micro-etnografia, na perspectiva dos trabalhos de Frederick Erickson; estudos da escola e da sala de aula, com foco nos processos didáticos, numa perspectiva socioistórica e influenciados pela etnografia educacional mexicana, particularmente pelos trabalhos de Elsie Rockwell e Justa Ezpeleta; e, finalmente, estudos voltados à compreensão de aspectos sociais e culturais que se relacionam com a escola e a escolarização, com referenciais específicos do campo da Antropologia, como Gilberto Velho e Roberto Da Matta. Ao final, apon-ta-se a necessidade de ampliar a produção de trabalhos metodológicos, buscando explicitar os processos de construção da investigação etnográfica, particularmente no que diz respeito ao estudo da escola e da sala de aula.

Palavras-chave: etnografia educacional, pesquisa qualitativa, pesquisa educacional.

ORIENTADORA: Dra. Belmira Amélia de Oliveira Bueno

NÍVEL: Doutorado

ANO DA DEFESA: 2001

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2001
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br