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A sociologia como disciplina escolar no ensino secundário brasileiro: 1925-1942

Resumo

Nesta investigação, o objetivo maior foi compreender a inclusão e permanência da Sociologia como disciplina escolar nos currículos do ensino secundário brasileiro entre 1925-1942 na modalidade propedêutica. Este objeto de estudo insere-se no campo de pesquisa recente e em constituição: a história das disciplinas escolares. A justificativa da escolha do recorte temporal e da delimitação do tema fundamentou-se em duas questões: a primeira explica-se pelo fato de que o período pesquisado foi o único momento no qual a Sociologia foi obrigatória, incluída e ministrada; a segunda fundamenta-se no fato de não se encontrar uma discussão de época sobre a disciplina nem sobre o seu ensino. Além disso, o percurso da Sociologia como disciplina escolar ca-racteriza-se por um movimento de oscilações nos currículos do ensino secundário entre períodos nos quais ela foi incluída, excluída, optativa ou sugerida. Diante desse quadro, a problemática foi direcionada no sentido de verificar se a inclusão da Sociologia nesse período foi associada ao ideário da modernidade, constituindo-se num dos seus símbolos e instrumentos que participam efeti vãmente no processo de constituição da modernidade no país. Esse tema envolve, ao mesmo tempo, discussões teórico-metodológicas da ciência de referência, da educação e do ensino, portanto, as fontes históricas selecionadas para a investigação rcstringiram-se a esses campos: uma literatura específica, alem de fontes históricas -legislação escolar: decretos, parágrafos, artigos; programas oficiais da disciplina e livros didáticos. O conceito predominante nos 1920 foi o de "modernização" e, nos 1930, foi o de "reconstrução nacional". Mas, nas singularidades da constituição da modernidade brasileira, o primeiro foi subsumido pelo segundo. Porém, nas duas décadas, a educação foi a palavra mágica para a "saída" e a "solução" dos problemas nacionais. Nesse contexto, a reflexão sociológica foi utilizada de forma predominante nos discursos dessa construção, na qual o ensino superior e secundário foram privilegiados nas reformas educacionais. No ensino secundário, a Sociologia foi incluída somente nas séries que preparavam os alunos que pretendiam ingressar no ensino superior para os cursos de: Direito, Odontologia, Medicina, Engenharia e Arquitetura.

história das disciplinas; História da Educação; Sociologia no ensino secundário


RESENHAS

A sociologia como disciplina escolar no ensino secundário brasileiro: 1925-1942

Wanirley Pedroso Guelfi

Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná

RESUMO

Nesta investigação, o objetivo maior foi compreender a inclusão e permanência da Sociologia como disciplina escolar nos currículos do ensino secundário brasileiro entre 1925-1942 na modalidade propedêutica. Este objeto de estudo insere-se no campo de pesquisa recente e em constituição: a história das disciplinas escolares. A justificativa da escolha do recorte temporal e da delimitação do tema fundamentou-se em duas questões: a primeira explica-se pelo fato de que o período pesquisado foi o único momento no qual a Sociologia foi obrigatória, incluída e ministrada; a segunda fundamenta-se no fato de não se encontrar uma discussão de época sobre a disciplina nem sobre o seu ensino. Além disso, o percurso da Sociologia como disciplina escolar ca-racteriza-se por um movimento de oscilações nos currículos do ensino secundário entre períodos nos quais ela foi incluída, excluída, optativa ou sugerida. Diante desse quadro, a problemática foi direcionada no sentido de verificar se a inclusão da Sociologia nesse período foi associada ao ideário da modernidade, constituindo-se num dos seus símbolos e instrumentos que participam efeti vãmente no processo de constituição da modernidade no país. Esse tema envolve, ao mesmo tempo, discussões teórico-metodológicas da ciência de referência, da educação e do ensino, portanto, as fontes históricas selecionadas para a investigação rcstringiram-se a esses campos: uma literatura específica, alem de fontes históricas -legislação escolar: decretos, parágrafos, artigos; programas oficiais da disciplina e livros didáticos. O conceito predominante nos 1920 foi o de "modernização" e, nos 1930, foi o de "reconstrução nacional". Mas, nas singularidades da constituição da modernidade brasileira, o primeiro foi subsumido pelo segundo. Porém, nas duas décadas, a educação foi a palavra mágica para a "saída" e a "solução" dos problemas nacionais. Nesse contexto, a reflexão sociológica foi utilizada de forma predominante nos discursos dessa construção, na qual o ensino superior e secundário foram privilegiados nas reformas educacionais. No ensino secundário, a Sociologia foi incluída somente nas séries que preparavam os alunos que pretendiam ingressar no ensino superior para os cursos de: Direito, Odontologia, Medicina, Engenharia e Arquitetura.

Palavras-chave: história das disciplinas, História da Educação, Sociologia no ensino secundário.

ORIENTADOR: Dra. Heloísa Dupas Penteado

NÍVEL: Mestrado

ANO DA DEFESA: 2001

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2001
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