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Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança

Dilemmas and challenges of the teacher's function in the contemporary society: the meanings of the change

Resumos

A abordagem propõe a constatação das exigências de mudança na atualidade, decorrentes do quadro complexo em que se dá a educação escolar hoje para pensar os rumos da atuação/formação do professor. Procurou-se analisar as questões presentes nas tensões vividas pelos docentes no processo pedagógico (curricular), analisando os reflexos do pensamento moderno e pós-moderno na trajetória docente. Em função dessa proposta, são apresentados resultados da investigação desenvolvida com alunos(as) da disciplina de Currículos e Programas do Curso de Pedagogia e posteriormente aprofundada em Projeto de Pesquisa (Prolicen-UFPR) no ano de 2001. Os pesquisadores investigaram professores de escolas públicas de Curitiba e região metropolitana. Buscou-se a leitura de significados, necessidades e opções presentes na condução e moldagem das práticas docentes na atualidade, considerando o conceito de habitus de BOURDIEU e as possibilidades de análise abertas por SACRISTÁN, GIROUX e GRAMSCI. Procurou-se desenredar a função docente da profusão de exigências que lhe são postas hoje, numa contribuição ao redirecionamento das propostas prescritivas de mudança e, sobretudo, de formação do professor.

função docente; sentido da mudança; modernidade; pós-modernidade


This approach presents a panorama of the complex situation of education in schools nowadays, and the need for changes in the formation/ performance of the teacher. Strains experienced by teachers during the pedagogical process are analyzed taking into account reflections of modern and postmodern thinking. According to this proposal, the results of the investigation developed by graduate and undergraduate students in a discipline of "Curriculum and Programs" in the Course in Pedagogy, and later deepened in a Research Project (Procelin-UFPR), in 2001, are presented here. The researchers investigated teachers from public schools in Curitiba and Great Curitiba. The meanings, needs and options related to the teacher's practice nowadays were understood considering Bordieu's concept of habitus, and the analytic possibilities opened by SACRISTÁN, GIROUX and GRAMSCI. This article tries to disentangle the teacher's work from the many demands imposed nowadays, concurring to a redirection in the prescriptive proposals of changes and specially in the ones referring to the formation of teachers.

teacher's function; meanings of change; modernity; post-modernity


DOSSIÊ: AS DIMENSÕES DA FUNÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE: QUESTÕES INVESTIGATIVAS, CONCEITUAIS E POLÍTICAS

Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança

Dilemmas and challenges of the teacher's function in the contemporary society: the meanings of the change

Regina Cely de Campos Hagemeyer

Doutoranda em Educação na Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E.mail: regicely@terra.com.br

RESUMO

A abordagem propõe a constatação das exigências de mudança na atualidade, decorrentes do quadro complexo em que se dá a educação escolar hoje para pensar os rumos da atuação/formação do professor. Procurou-se analisar as questões presentes nas tensões vividas pelos docentes no processo pedagógico (curricular), analisando os reflexos do pensamento moderno e pós-moderno na trajetória docente. Em função dessa proposta, são apresentados resultados da investigação desenvolvida com alunos(as) da disciplina de Currículos e Programas do Curso de Pedagogia e posteriormente aprofundada em Projeto de Pesquisa (Prolicen-UFPR) no ano de 2001. Os pesquisadores investigaram professores de escolas públicas de Curitiba e região metropolitana. Buscou-se a leitura de significados, necessidades e opções presentes na condução e moldagem das práticas docentes na atualidade, considerando o conceito de habitus de BOURDIEU e as possibilidades de análise abertas por SACRISTÁN, GIROUX e GRAMSCI. Procurou-se desenredar a função docente da profusão de exigências que lhe são postas hoje, numa contribuição ao redirecionamento das propostas prescritivas de mudança e, sobretudo, de formação do professor.

Palavras-chave: função docente, sentido da mudança, modernidade, pós-modernidade.

ABSTRACT

This approach presents a panorama of the complex situation of education in schools nowadays, and the need for changes in the formation/ performance of the teacher. Strains experienced by teachers during the pedagogical process are analyzed taking into account reflections of modern and postmodern thinking. According to this proposal, the results of the investigation developed by graduate and undergraduate students in a discipline of "Curriculum and Programs" in the Course in Pedagogy, and later deepened in a Research Project (Procelin-UFPR), in 2001, are presented here. The researchers investigated teachers from public schools in Curitiba and Great Curitiba. The meanings, needs and options related to the teacher's practice nowadays were understood considering Bordieu's concept of habitus, and the analytic possibilities opened by SACRISTÁN, GIROUX and GRAMSCI. This article tries to disentangle the teacher's work from the many demands imposed nowadays, concurring to a redirection in the prescriptive proposals of changes and specially in the ones referring to the formation of teachers.

Key-words: teacher's function, meanings of change, modernity, post-modernity.

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Texto recebido em 26 fev. 2004

Texto aprovado em 29 ago. 2004

1 Referimo-nos aos resultados da pesquisa por nós realizada com alunos(as) do curso de Pedagogia, da disciplina de Currículos e Programas e de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico (1999 e 2000), complementada por Projeto de pesquisa desenvolvido pelo Prolicen (2001).

2 Referimo-nos às posições críticas, no sentido de que postulam a compreensão da educação historicamente, a partir de seus condicionantes político-econômico-sociais e das relações de poder presentes na sociedade.

3 Ver para esse resgate histórico referências desta publicação: NÓVOA, A. Cap. I, 1995 ; BUENO, B. O.; CATANI, D. B. e SOUSA, C. P., 1998 e ALMEIDA, M. I., 1999.

4 Proposta curricular oficial que vigorou no Estado do Paraná desde 1990.

5 Ver os artigos de SHEIBE e RIBEIRO na 3.ª Parte desta publicação.

6 Estamos recorrendo a BOURDIEU como teórico que, ao trazer a visão sobre as instituições que respondem adaptando-se à ordem da estratificação social, mostrou que saberes têm uma história, aprendizagens têm contexto e professores têm ancoragens sociais como função da sociologia (LAHIRE, 2002). Para BOURDIEU, a transformação (mudança) não é um objeto material, mas a orquestração do conjunto das práticas (PERRENOUD, 1996, p. 42). Ver também nas Referências: CATANI, A. M.; CATANI, D. B. e PEREIRA, G. R. de M. , 2001; LAHIRE, B., 2002, p. 45-46 e PERRENOUD, 1997, p 38-43.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2004

Histórico

  • Recebido
    26 Fev 2004
  • Aceito
    29 Ago 2004
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