Counterpoint Between Schumpeter's Democratic Method and Veblen's Thought For A Welfare State

Contraponto entre o método democrático de Schumpeter e o pensamento de Veblen para um Estado de bem-estar social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v46i88.99780

Resumen

O artigo busca construir um contraponto trilateral entre as tipologias de Estado de bemestar social, o método democrático de Schumpeter e o pensamento de Veblen. Após a apresentação detalhada desses três eixos temáticos tendo como cenário a democracia “schumpeteriana”, que em resumo é similar a um “mercado” caracterizando-se pela disputa de votos, e os mecanismos sociais elaborados por Veblen (classe ociosa, emulação, interesses escusos e sabotagem), foram feitas suas conexões com as tipologias de Estado de bem-estar social apresentadas por Fiori (1997). Essas conexões apontam para um Welfare State conservador e corporativista sinalizando uma tendência do método democrático de Schumpeter em promover, por meio das políticas públicas, a manutenção dos hábitos predatórios da classe ociosa e a desigualdade social.

Biografía del autor/a

Rafael Medeiros Correia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Mestrando em Economia Aplicada (Department of Economics, Organization and Markets Graduate Program) - Universidade Federal de Pelotas.

Jonattan Rodriguez Castelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor adjunto da UFRGS (Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) e professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos da UEMS.  

Publicado

2025-09-12

Cómo citar

Solon Chovghi Iazdi, O., Medeiros Correia, R., & Rodriguez Castelli, J. (2025). Counterpoint Between Schumpeter’s Democratic Method and Veblen’s Thought For A Welfare State: Contraponto entre o método democrático de Schumpeter e o pensamento de Veblen para um Estado de bem-estar social. Revista De Economia, 46(88). https://doi.org/10.5380/re.v46i88.99780

Número

Sección

Artigos