Counterpoint Between Schumpeter's Democratic Method and Veblen's Thought For A Welfare State
Contraponto entre o método democrático de Schumpeter e o pensamento de Veblen para um Estado de bem-estar social
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v46i88.99780Resumen
O artigo busca construir um contraponto trilateral entre as tipologias de Estado de bemestar social, o método democrático de Schumpeter e o pensamento de Veblen. Após a apresentação detalhada desses três eixos temáticos tendo como cenário a democracia “schumpeteriana”, que em resumo é similar a um “mercado” caracterizando-se pela disputa de votos, e os mecanismos sociais elaborados por Veblen (classe ociosa, emulação, interesses escusos e sabotagem), foram feitas suas conexões com as tipologias de Estado de bem-estar social apresentadas por Fiori (1997). Essas conexões apontam para um Welfare State conservador e corporativista sinalizando uma tendência do método democrático de Schumpeter em promover, por meio das políticas públicas, a manutenção dos hábitos predatórios da classe ociosa e a desigualdade social.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Oz Solon Chovghi Iazdi, Rafael Medeiros Correia, Jonattan Rodriguez Castelli

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

