Debt Dynamics under the New Fiscal Framework of the Brazilian Economy: Evidence from Autoregressive Vectors

Dinâmica da dívida sob o novo arcabouço fiscal da economia brasileira: evidências a partir de vetores autorregressivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v46i88.97992

Resumo

O Novo Arcabouço Fiscal (NAF) oferece novas possibilidades para a gestão fiscal brasileira, destacando-se por sua flexibilidade e capacidade de adaptação às condições macroeconômicas. Este artigo analisa o impacto do NAF na relação Dívida/PIB no Brasil, utilizando um modelo econométrico de Vetores Autorregressivos (VAR). A análise revela que o crescimento econômico desempenha um papel fundamental na estabilização da dívida pública, superando a relevância do superávit primário e da taxa de juros. Nesse sentido, a efetividade do NAF está atrelada à implementação de políticas que incentivem os investimentos e promovam o aumento da produtividade da economia brasileira. A combinação de crescimento econômico com responsabilidade fiscal se mostra, portanto, essencial para alcançar a estabilidade macroeconômica desejada.

Biografia do Autor

Henrique Bárbaro Ontivero Martins, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia

Guilherme Jonas Costa da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Concluiu o Doutorado em Economia no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Economia, Tutor do Grupo "PET Economia" e Membro do CLAA - Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET (Programa de Educação Tutorial) - da Universidade Federal de Uberlândia. Tem Experiência na Área de Economia, com Ênfase em Economia Aplicada, Atuando Principalmente nos Seguintes Temas: Macroeconomia, Crescimento e Planejamento Econômico. Ganhou Prêmios e Publicou Vários Artigos em Revistas Científicas Como, Por Exemplo, na EconomiA, Estudos Econômicos, Economia e Sociedade, Revista de Economia Aplicada, Revista de Economia Política, Revista de Economia e Sociologia Rural, Revista Econômica do Nordeste e Revista da Cepal. Ademais, é Co-Autor dos Livros "Agenda Brasil", "Novo Desenvolvimentismo", "Câmbio e Controles de Capitais", "Sistema Financeiro", "Sistema Financeiro e Política Econômica em uma Era de Instabilidade", "A Crise Financeira Internacional", "A Nova Cara da Pobreza Rural" e "Indústria, Crescimento e Desenvolvimento".

Publicado

2025-09-12

Como Citar

Ontivero Martins, H. B., & Costa da Silva , G. J. (2025). Debt Dynamics under the New Fiscal Framework of the Brazilian Economy: Evidence from Autoregressive Vectors: Dinâmica da dívida sob o novo arcabouço fiscal da economia brasileira: evidências a partir de vetores autorregressivos. Revista De Economia, 46(88). https://doi.org/10.5380/re.v46i88.97992

Edição

Seção

Artigos