Debt Dynamics under the New Fiscal Framework of the Brazilian Economy: Evidence from Autoregressive Vectors

Dinâmica da dívida sob o novo arcabouço fiscal da economia brasileira: evidências a partir de vetores autorregressivos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v46i88.97992

Resumen

O Novo Arcabouço Fiscal (NAF) oferece novas possibilidades para a gestão fiscal brasileira, destacando-se por sua flexibilidade e capacidade de adaptação às condições macroeconômicas. Este artigo analisa o impacto do NAF na relação Dívida/PIB no Brasil, utilizando um modelo econométrico de Vetores Autorregressivos (VAR). A análise revela que o crescimento econômico desempenha um papel fundamental na estabilização da dívida pública, superando a relevância do superávit primário e da taxa de juros. Nesse sentido, a efetividade do NAF está atrelada à implementação de políticas que incentivem os investimentos e promovam o aumento da produtividade da economia brasileira. A combinação de crescimento econômico com responsabilidade fiscal se mostra, portanto, essencial para alcançar a estabilidade macroeconômica desejada.

Biografía del autor/a

Henrique Bárbaro Ontivero Martins, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia

Guilherme Jonas Costa da Silva , Universidade Federal de Uberlândia

Concluiu o Doutorado em Economia no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Economia, Tutor do Grupo "PET Economia" e Membro do CLAA - Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET (Programa de Educação Tutorial) - da Universidade Federal de Uberlândia. Tem Experiência na Área de Economia, com Ênfase em Economia Aplicada, Atuando Principalmente nos Seguintes Temas: Macroeconomia, Crescimento e Planejamento Econômico. Ganhou Prêmios e Publicou Vários Artigos em Revistas Científicas Como, Por Exemplo, na EconomiA, Estudos Econômicos, Economia e Sociedade, Revista de Economia Aplicada, Revista de Economia Política, Revista de Economia e Sociologia Rural, Revista Econômica do Nordeste e Revista da Cepal. Ademais, é Co-Autor dos Livros "Agenda Brasil", "Novo Desenvolvimentismo", "Câmbio e Controles de Capitais", "Sistema Financeiro", "Sistema Financeiro e Política Econômica em uma Era de Instabilidade", "A Crise Financeira Internacional", "A Nova Cara da Pobreza Rural" e "Indústria, Crescimento e Desenvolvimento".

Publicado

2025-09-12

Cómo citar

Ontivero Martins, H. B., & Costa da Silva , G. J. (2025). Debt Dynamics under the New Fiscal Framework of the Brazilian Economy: Evidence from Autoregressive Vectors: Dinâmica da dívida sob o novo arcabouço fiscal da economia brasileira: evidências a partir de vetores autorregressivos. Revista De Economia, 46(88). https://doi.org/10.5380/re.v46i88.97992

Número

Sección

Artigos