Debt Dynamics under the New Fiscal Framework of the Brazilian Economy: Evidence from Autoregressive Vectors
Dinâmica da dívida sob o novo arcabouço fiscal da economia brasileira: evidências a partir de vetores autorregressivos
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v46i88.97992Resumo
O Novo Arcabouço Fiscal (NAF) oferece novas possibilidades para a gestão fiscal brasileira, destacando-se por sua flexibilidade e capacidade de adaptação às condições macroeconômicas. Este artigo analisa o impacto do NAF na relação Dívida/PIB no Brasil, utilizando um modelo econométrico de Vetores Autorregressivos (VAR). A análise revela que o crescimento econômico desempenha um papel fundamental na estabilização da dívida pública, superando a relevância do superávit primário e da taxa de juros. Nesse sentido, a efetividade do NAF está atrelada à implementação de políticas que incentivem os investimentos e promovam o aumento da produtividade da economia brasileira. A combinação de crescimento econômico com responsabilidade fiscal se mostra, portanto, essencial para alcançar a estabilidade macroeconômica desejada.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Henrique Bárbaro Ontivero Martins, Guilherme Jonas Costa da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

