A insuficiente correção da tabela do IRPF e suas consequências, 1996-2022
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i86.94255Palavras-chave:
Imposto de renda da pessoa física, Carga tributária, Rendimentos da base da estrutura distributivaResumo
O Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) é calculado com base numa tabela de alíquotas e faixas de referência cujos valores permanecem congelados desde 2015, acarretando aumento do ônus tributário das famílias no Brasil. Neste artigo, analisam-se aspectos da insuficiente correção da tabela do IRPF, com ênfase nos impactos da redução no valor real do limite de isenção. Trata da evolução de indicadores selecionados que revelam efeitos de uma política tributária não explícita, e também se debruça, mediante exercícios de simulação, sobre possíveis consequências do ajuste na tabela em debate no contexto da mudança no governo federal em 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Henrique Vasconcellos Horn, Valeska Rodriguez Lucas de Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

