Structural change and sources of labor expansion in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i86.93387Palavras-chave:
Emprego. Setores-chave. Análise de decomoposiçãoResumo
Este artigo investiga as mudanças no uso do trabalho no Brasil entre 2000 e 2019, aplicando análise de decomposição estrutural. Decompomos as fontes de expansão do emprego em alterações nos coeficientes de insumos trabalho, tecnologia e demanda final. Encontramos uma relação negativa entre o coeficiente de insumo trabalho e o efeito demanda final. Este último foi fundamental para estimular o emprego. Setores-chave são os que podem simultaneamente aumentar a produtividade e o emprego. Nossos resultados destacaram as indústrias extrativas, a manufatura e as comunicações como setores centrais que estimularam a economia com eficiência e equidade no período.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Henrique Morrone, Duilio Berni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.