Programas de transferência de renda instaurados em resposta à pandemia: um comparativo entre Brasil e os EUA
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i86.93193Palavras-chave:
Auxílio Emergencial. Economic Impact Payments. CARES Act. Transferências de Renda. Focalização. Covid-19.Resumo
Apresenta-se uma análise comparativa da primeira fase dos programas de transferência de renda estruturados em resposta aos impactos econômicos da pandemia de covid-19 no Brasil e nos Estados Unidos da América no ano de 2020. Foram utilizados conceitos relativos a transferências de renda, como focalização, elegibilidade e condicionalidade, e levantados tanto aspectos quantitativos como qualitativos de cada política. Foram analisados os achados de artigos científicos e estudos sobre o tema das políticas de transferência, além de pesquisas com os beneficiários durante a vigência dos programas. Constatou-se que ambos os governos incorreram em dificuldades semelhantes de fiscalização, acompanhamento e eficácia das políticas, especialmente com relação às populações mais vulneráveis, mas que ambos tiveram impactos significativos na redução da pobreza, ao menos durante a execução dos programas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo de Paula Bornatto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.