Notas introdutórias sobre a teoria das relações de produção de Marx
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v44iesp..92499Resumo
As relações de produção constituem um elemento central da estrutura da sociedade em todos os modos de produção, e, consequentemente, da teoria do capitalismo de Marx, exposta no O capital. No entanto, surpreendentemente, este conceito continua sendo mal compreendido. O objetivo do presente artigo é contribuir para o esclarecimento do seu significado, tal como elaborado por Marx, por um lado com base nos princípios metodológicos inspirados no materialismo e na dialética e, por outro, por intermédio da exploração dos principais escritos, seus e de Engels, desde as obras fundadoras do materialismo histórico. Como elemento essencial do método, o artigo apresenta uma breve exposição da abstração e suas implicações, componente de extraordinária importância do método de Marx e Engels. Recupera-se, de modo especial, a referência das relações de produção na forma da propriedade de cada época, frequentemente esquecida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

