A Determinação da “Expressão Monetária do Tempo de Trabalho” (“EMTT”) no Caso de Dinheiro Não-Mercadoria
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v44iesp..92373Keywords:
Dinheiro-Mercadoria, Dinheiro Fiduciário, Dinheiro de Crédito, Expressão Monetária do Tempo de Trabalho (EMTT)Abstract
Este artigo sugere uma maneira de determinar a “Expressão Monetária do Tempo de Trabalho” (a “EMTT”) no atual regime de dinheiro de crédito inconversível – uma maneira que é consistente com a teoria geral do dinheiro de Marx e é quantitativamente a mesma determinação de Marx para a EMTT no caso do dinheiro fiduciário inconversível de seu tempo. No intuito de explicar o método de determinação da EMTT no caso do moderno dinheiro de crédito inconversível, primeiramente o artigo revisa a determinação de Marx da EMTT no caso do dinheiro-mercadoria e no caso do dinheiro fiduciário inconversível. Por fim, discute as semelhanças e as diferenças entre minha interpretação e a de Saros (2007) sobre a EMTT no caso do dinheiro fiduciário inconversível.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to this journal, authors agree with the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution CC-BY License, which allows for the sharing of the paper while acknowledging authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are granted the right to enter into additional and separate contracts aiming at the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., reproduction either in institutional repositories or as book chapters), with the acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
