A capitania mineira sob as lentes da historiografia: formação, mercado interno e industrialização
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i85.92202Resumo
A formação histórica da economia de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX tornou-se um objeto de pesquisa consagrado na historiografia da História Econômica, incitando controvérsias e inquietações. O objetivo do trabalho é analisar a economia mineira enquanto objeto historiográfico em duas tradições diferentes de se fazer história: uma orientada às grandes sínteses produzidas pela “geração de 1930” e seus sucessores, e a outra pela literatura desenvolvida a partir da década de 1970, que confrontou essas interpretações clássicas, utilizando recortes específicos e pesquisas primárias de fontes documentais. Para concluir, argumentamos que essa mudança na maneira de apreender a realidade econômica e social esteve intimamente imbricada com as transformações historiográficas da História Econômica, somadas às diferentes questões históricas vivenciadas por esses distintos grupos de autores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.