Analisando a Perspectiva de Ludwig von Mises sobre o Falibilismo e o Empirismo na Ciência Econômica
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i85.92084Palavras-chave:
Ludwig von Mises, praxeologia, falibilismo, empirismo, teoria econômica.Resumo
Analisamos a visão de Ludwig von Mises sobre falibilismo e empirismo na ciência econômica. Mises sustenta que a teoria econômica é fundamentada na praxeologia, uma ciência abstrata baseada no axioma da ação humana, garantindo a validade universal das leis econômicas. No entanto, sua abordagem tem sido criticada por ser considerada dogmática e antiempírica. Esclarecemos que Mises não reivindica a irreversibilidade das proposições praxeológicas; ao contrário das ciências empíricas, as revisões na praxeologia ocorrem pelo reexame da lógica dedutiva. O falibilismo na praxeologia significa que, embora seus teoremas sejam apoditicamente certos, os seres humanos são falíveis e podem cometer erros cognitivos. Mises reconhece a importância da investigação empírica para compreender a ação humana, mas enfatiza que a validação das leis econômicas se dá por meio do raciocínio dedutivo. Sua abordagem fortalece a teoria econômica, conferindo-lhe validade universal e aplicabilidade em todos os contextos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.