Entre o crescimento e a subordinação: o Brasil na cadeia global de valor da soja nos anos 2000

Autores

  • Herick Vazquez Soares

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v45i85.90931

Palavras-chave:

Soja, Cadeia Global de valor, Sistema Agroalimentar, Empresas transnacionais

Resumo

A partir da crise cambial de 1999 e do rápido crescimento da China nos anos 2000. observou-se o acelerado crescimento do cultivo de soja no Brasil. Com elevado grau de tecnologia e integração intersetorial com a indústria em todas os elos de sua cadeia de valor, o Complexo Soja é um setor estratégico de atuação dos capitais oligopolistas transnacionais na agricultura. Destarte, este estudo pretende analisar o comando e a dinâmica de agregação de valor da cadeia global de valor da soja, no intuito de verificar quais dos seus elos encontram-se sob controle de capital nacional ou internacional. A partir de um levantamento analítico das principais etapas de agregação de valor dentro do Sistema Agroalimentar da Soja no capitalismo mundializado e dos dados coletados, verificar-se-á quais delas estão sob controle de capitais transnacionais e o significado dessa composição do ponto de vista do controle da renda da atividade.

Biografia do Autor

Herick Vazquez Soares

Professor do Departamento de Economia da FEA/USP. Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2013) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2018). Ministra as disciplinas Formação Econômica e Social do Brasil I e II no departamento de Economia. Sua área de pesquisa é História Econômica do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica regional da região Centro-Oeste, agropecuária e desenvolvimento econômico regional, relações capitalistas de produção no campo e estrutura fundiária.

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Soares, H. V. (2024). Entre o crescimento e a subordinação: o Brasil na cadeia global de valor da soja nos anos 2000. Revista De Economia, 45(85), 172–203. https://doi.org/10.5380/re.v45i85.90931

Edição

Seção

Artigos