Entre o crescimento e a subordinação: o Brasil na cadeia global de valor da soja nos anos 2000
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i85.90931Palavras-chave:
Soja, Cadeia Global de valor, Sistema Agroalimentar, Empresas transnacionaisResumo
A partir da crise cambial de 1999 e do rápido crescimento da China nos anos 2000. observou-se o acelerado crescimento do cultivo de soja no Brasil. Com elevado grau de tecnologia e integração intersetorial com a indústria em todas os elos de sua cadeia de valor, o Complexo Soja é um setor estratégico de atuação dos capitais oligopolistas transnacionais na agricultura. Destarte, este estudo pretende analisar o comando e a dinâmica de agregação de valor da cadeia global de valor da soja, no intuito de verificar quais dos seus elos encontram-se sob controle de capital nacional ou internacional. A partir de um levantamento analítico das principais etapas de agregação de valor dentro do Sistema Agroalimentar da Soja no capitalismo mundializado e dos dados coletados, verificar-se-á quais delas estão sob controle de capitais transnacionais e o significado dessa composição do ponto de vista do controle da renda da atividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.