Estratégias de investimento de Keynes para especulação nos mercados financeiros até 1930 - apontamentos para uma teoria dos ciclos de crédito
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i86.89724Palavras-chave:
Especulação Financeira, Keynes, Teoria do Ciclo de Crédito, Pós-Keynesianismo.Resumo
Desde o começo da década de 1980, os estudos acerca do comportamento de Keynes enquanto investidor, vem chamando atenção tanto em seu debate epistemológico quanto nos desdobramentos de suas ações nas bolsas de valores em suas obras e vice-versa. Partindo de uma investigação histórica, teórica e analítica; cujo cerne serão os escritos do autor nos “The Collected Writings”, reunidos por Moggridge e Johnson em 1971, além das referências bibliográficas de maior peso nos estudos do comportamento e das práticas de Keynes como investidor e especulador financeiro. Desse modo, o presente estudo busca apontar a existência de uma estreita relação entre as estratégias de investimento em commodities e nos mercados cambiais do autor no entre guerras de acordo com sua própria concepção sobre o ciclo de crédito, o qual passou a ser concretizado na Teoria do Ciclo de Crédito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 JOAS EVANGELISTA LIMA, DOUGLAS ALCANTARA ALENCAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.