Identificando uma “pedagogia do imposto” em Piketty e ampliando-a

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v45i85.89224

Palavras-chave:

Desigualdade, Progressividade tributária, Eficiência, Piketty

Resumo

Este artigo, a partir de análise dos dois grandes livros de Piketty (2014 e 2020) sobre a questão da desigualdade, sistematiza ideias do autor que seriam úteis em busca de se ampliar a aceitação do aumento da progressividade tributária junto aos mais diferentes segmentos da sociedade. Esta “pedagogia do imposto” é nítida em várias passagens do livro mais recente de Piketty, mas podemos também ampliá-la a partir de questões sobre como seriam gastos estes recursos arrecadados a mais, encontradas apenas no primeiro livro do autor. Conclui-se que a construção de uma pedagogia do imposto “ampliada”, ao considerar a análise do orçamento público como um todo, pode ser interessante no debate atual sobre o aumento dos impostos dos mais ricos, ainda mais em tempos de ascensão de movimentos anti-impostos.

Biografia do Autor

Robson Antonio Grassi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

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Publicado

2024-08-13

Como Citar

Grassi, R. A. (2024). Identificando uma “pedagogia do imposto” em Piketty e ampliando-a. Revista De Economia, 45(85), 122–153. https://doi.org/10.5380/re.v45i85.89224

Edição

Seção

Artigos