A demanda por ingressos para jogos de futebol no Brasil: um estudo baseado na série a dos campeonatos brasileiros de 2017 a 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v44i84.86856

Palavras-chave:

ingressos para jogos de futebol, demanda, elasticidade-preço, elasticidade-renda

Resumo

Este artigo analisa a demanda por ingressos para jogos de futebol da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino de 2017 a 2019. Por meio de modelagem econométrica, avaliam-se os efeitos do preço, renda e de fatores que afetam as voláteis preferências dos torcedores. O trabalho apresenta avanços em relação aos demais estudos da literatura nacional, sobretudo na estimativa da renda das torcidas e no tratamento da endogeneidade entre preço e demanda. Os resultados obtidos são mais consistentes com as inferências baseadas na teoria microeconômica e na literatura empírica internacional do que os encontrados em estudos prévios sobre o caso brasileiro: os ingressos para o Campeonato Brasileiro seriam um bem normal e sua elasticidade-preço, em módulo, seria inferior à unidade. Variáveis representativas das preferências dos torcedores também apresentaram efeito significativo sobre a demanda. Os resultados têm implicações para os tomadores de decisão dos clubes e demais agentes envolvidos com o futebol brasileiro.

Biografia do Autor

Marcelo Pinho, Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de São Carlos (DEP-UFSCar)

Professor associado do DEP-UFSCar e doutor em economia pelo IE-Unicamp

Marcelo José Carrer, Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de São Carlos (DEP-UFSCar)

Professor adjunto do DEP-UFSCar, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, doutor em engenharia de produção pela UFSCar e graduado em economia pela UEM

Ricardo Filgueiras, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduado em engenharia de produção pela UFSCar

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

Pinho, M., Carrer, M. J., & Filgueiras, R. (2024). A demanda por ingressos para jogos de futebol no Brasil: um estudo baseado na série a dos campeonatos brasileiros de 2017 a 2019. Revista De Economia, 44(84), 832–860. https://doi.org/10.5380/re.v44i84.86856

Edição

Seção

Artigos