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A demanda por ingressos para jogos de futebol no Brasil: um estudo baseado na série a dos campeonatos brasileiros de 2017 a 2019

Marcelo Pinho, Marcelo José Carrer, Ricardo Filgueiras

Resumo


Este artigo analisa a demanda por ingressos para jogos de futebol da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino de 2017 a 2019. Por meio de modelagem econométrica, avaliam-se os efeitos do preço, renda e de fatores que afetam as voláteis preferências dos torcedores. O trabalho apresenta avanços em relação aos demais estudos da literatura nacional, sobretudo na estimativa da renda das torcidas e no tratamento da endogeneidade entre preço e demanda. Os resultados obtidos são mais consistentes com as inferências baseadas na teoria microeconômica e na literatura empírica internacional do que os encontrados em estudos prévios sobre o caso brasileiro: os ingressos para o Campeonato Brasileiro seriam um bem normal e sua elasticidade-preço, em módulo, seria inferior à unidade. Variáveis representativas das preferências dos torcedores também apresentaram efeito significativo sobre a demanda. Os resultados têm implicações para os tomadores de decisão dos clubes e demais agentes envolvidos com o futebol brasileiro.

Palavras-chave


ingressos para jogos de futebol; demanda; elasticidade-preço; elasticidade-renda

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/re.v44i84.86856