Avaliação das políticas afirmativas sobre o peer effect no ensino superior: análise para uma universidade brasileira

Autores

  • Francisco Danilo da Silva Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande Norte - UERN
  • Aléssio Tony Cavalcante de Almeida Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v44i84.86510

Resumo

O artigo tem o objetivo de identificar e medir o peer effect sobre o desempenho acadêmico dos estudantes cotistas e não cotistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no período de 2010 e 2011. Metodologicamente, usou-se os Mínimos Quara- dos em dois Estágios (MQ2E) com erros-padrão robusto em cluster. Os resultados permitem evidenciar a redução do peer effect entre 2010 e 2011, como também uma segregação do peer effect, ou seja, os estudantes fornecem suporte acadêmico apenas aos colegas que apresentam a mesma modalidade de ingresso, ressaltando ainda que, os estudantes não cotistas exercem efeitos negativos sobre os cotistas

Biografia do Autor

Francisco Danilo da Silva Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande Norte - UERN

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutorado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Aléssio Tony Cavalcante de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Economia. Professor Adjunto IV do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba, membro permanente nos programas de pós-graduação em Economia Aplicada e em Economia do Setor Público, coordenador da graduação em Ciência de Dados para Negócios (CDN).

Downloads

Publicado

2024-01-15

Como Citar

da Silva Ferreira, F. D., & Cavalcante de Almeida, A. T. (2024). Avaliação das políticas afirmativas sobre o peer effect no ensino superior: análise para uma universidade brasileira. Revista De Economia, 44(84), 799–831. https://doi.org/10.5380/re.v44i84.86510

Edição

Seção

Artigos