Uma revisão sistemática e exploratória sobre as consequências socioeconômicas de indivíduos numeralizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v44i83.85555

Palavras-chave:

Numeracia, Revisão Sistemática, Capital Humano, Resultados Socioeconômicos

Resumo

Por longo período, a Teoria do Capital Humano utilizou dados de escolaridade e experiência como proxy para as competências dos indivíduos. Entretanto, nos últimos anos tem surgido pesquisas que avaliam diretamente as competências como numeracia e o impacto dessas no desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Este estudo tem por objetivo fazer uma revisão sistemática e exploratória da literatura em língua inglesa para a temática numeracia e seus efeitos socioeconômicos. Com uso do método PRISMA, foram consultadas 4 bases de dados e elencados 1.709 estudos acadêmicos. Após as fases de triagem, elegibilidade e inclusão, restaram 30 artigos para síntese qualitativa. Destes, 29 estudos apresentaram resultados estatisticamente significativos. Houve uma predominância de estudos (n=20) que tratavam das consequências quanto à situação empregatícia e salarial dos indivíduos. Os resultados apontam que a competência da numeracia é relevante para o bem-estar e o desenvolvimento.

Biografia do Autor

Pedro Henrique de Morais Campetti, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular do  Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Campetti, P. H. de M., & Dorneles, B. V. (2023). Uma revisão sistemática e exploratória sobre as consequências socioeconômicas de indivíduos numeralizados. Revista De Economia, 44(83), 275–306. https://doi.org/10.5380/re.v44i83.85555

Edição

Seção

Artigos