Uma revisão sistemática e exploratória sobre as consequências socioeconômicas de indivíduos numeralizados
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v44i83.85555Palavras-chave:
Numeracia, Revisão Sistemática, Capital Humano, Resultados SocioeconômicosResumo
Por longo período, a Teoria do Capital Humano utilizou dados de escolaridade e experiência como proxy para as competências dos indivíduos. Entretanto, nos últimos anos tem surgido pesquisas que avaliam diretamente as competências como numeracia e o impacto dessas no desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Este estudo tem por objetivo fazer uma revisão sistemática e exploratória da literatura em língua inglesa para a temática numeracia e seus efeitos socioeconômicos. Com uso do método PRISMA, foram consultadas 4 bases de dados e elencados 1.709 estudos acadêmicos. Após as fases de triagem, elegibilidade e inclusão, restaram 30 artigos para síntese qualitativa. Destes, 29 estudos apresentaram resultados estatisticamente significativos. Houve uma predominância de estudos (n=20) que tratavam das consequências quanto à situação empregatícia e salarial dos indivíduos. Os resultados apontam que a competência da numeracia é relevante para o bem-estar e o desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.