Racionalidade limitada e modelos mentais: aspectos cognitivos dos agentes econômicos na economia institucionalista
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v34i3.8459Palavras-chave:
bounded rationality, transaction cost, mental models, racionalidade limitada, custos de transação, modelos mentaisResumo
O artigo argumenta que as características comportamentais ecognitivas dos agentes econômicos assumidas de forma geral na Nova EconomiaInstitucional e particularmente na Economia dos Custos de Transação –quais sejam: racionalidade limitada e oportunismo – embora signifiquemum avanço considerável em termos de aproximação da realidade quandocomparados aos parâmetros assumidos pela teoria neoclássica tradicional,ainda não se desvincularam de um programa de pesquisa que usa a análise deestática comparativa e não a dinâmica dos processos e evolução para a construçãode seus resultados principais. Nesse sentido, o texto argumenta que ouso da racionalidade do procedimento e dos modelos mentais poderiam acrescentarao agente econômico várias características – tais como criatividade eaprendizado – fundamentais para tornar as explicações mais dinâmicas econsistentes com a realidade complexa.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.