A Crise Financeira de 2008 e a nova visão do mainstream econômico sobre a dinâmica dos mercados financeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v45i85.83378

Palavras-chave:

Crises financeiras, ciclos econômicos, sistema financeiro, corrente econômica principal

Resumo

O objetivo deste trabalho é sintetizar o desenvolvimento recente da teoria econômica da corrente econômica principal por meio da incorporação do sistema financeiro em seus modelos econômicos. As crises financeiras sistêmicas são eventos adversos que podem proporcionar modificações na teoria econômica. Assim, desde a Grande Recessão de 2008 ocorreu um rápido avanço na sistematização da teoria financeira do mainstream, incorporando aspectos microeconômicos do funcionamento do sistema financeiro e seus aspectos psicológicos, responsáveis por induzir o aumento da alavancagem e consequente fragilidade financeira macroeconômica, elevando a probabilidade de ocorrência de uma crise financeira doméstica ou internacional.

Biografia do Autor

Leonardo Aparecido Santos Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Doutorando em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (PCE-UEM).

Marcos Roberto Vasconcelos, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná

Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econnômicas da Universidade Estadual de Maringá (PCE-UEM).

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Silva, L. A. S., & Vasconcelos, M. R. (2024). A Crise Financeira de 2008 e a nova visão do mainstream econômico sobre a dinâmica dos mercados financeiros. Revista De Economia, 45(85), 63–92. https://doi.org/10.5380/re.v45i85.83378

Edição

Seção

Artigos