A Crise Financeira de 2008 e a nova visão do mainstream econômico sobre a dinâmica dos mercados financeiros
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i85.83378Palavras-chave:
Crises financeiras, ciclos econômicos, sistema financeiro, corrente econômica principalResumo
O objetivo deste trabalho é sintetizar o desenvolvimento recente da teoria econômica da corrente econômica principal por meio da incorporação do sistema financeiro em seus modelos econômicos. As crises financeiras sistêmicas são eventos adversos que podem proporcionar modificações na teoria econômica. Assim, desde a Grande Recessão de 2008 ocorreu um rápido avanço na sistematização da teoria financeira do mainstream, incorporando aspectos microeconômicos do funcionamento do sistema financeiro e seus aspectos psicológicos, responsáveis por induzir o aumento da alavancagem e consequente fragilidade financeira macroeconômica, elevando a probabilidade de ocorrência de uma crise financeira doméstica ou internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

