Reflexos territoriais de mudanças em setores agroindustriais: estudo sobre uma realidade gaúcha de produção láctea
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v44i83.83297Palavras-chave:
Setor lácteo, Internacionalização, Vale do Taquari (RS)Resumo
A maior presença de empresas multinacionais da agroindústria e a imposição de novas exigências, refletindo padrões internacionais, repercutiram em territórios rurais do Brasil desde os anos 1990. O setor lácteo foi implicado, motivando a realização de um estudo como este, envolvendo pesquisa junto a produtores primários de leite, processadores e instituições no Vale do Taquari, uma importante área láctea do Rio Grande do Sul. O objetivo é caracterizar e analisar, considerando as mudanças impostas pelas novas condições de atuação, as relações entre, sobretudo, produção primária e processamento de leite, com suas implicações. O estudo revela diferenças de comportamento entre os empreendimentos processadores, mormente quando considerada a empresa de origem estrangeira. Os efeitos nas propriedades rurais, submetidas a exigências rigorosas, são importantes e se traduzem, entre outros, em diferenciação e abandono da produção, apesar das ações institucionais realizadas. Tal situação há de interpelar os formuladores de políticas de desenvolvimento local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.