Reflexos territoriais de mudanças em setores agroindustriais: estudo sobre uma realidade gaúcha de produção láctea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v44i83.83297

Palavras-chave:

Setor lácteo, Internacionalização, Vale do Taquari (RS)

Resumo

A maior presença de empresas multinacionais da agroindústria e a imposição de novas exigências, refletindo padrões internacionais, repercutiram em territórios rurais do Brasil desde os anos 1990. O setor lácteo foi implicado, motivando a realização de um estudo como este, envolvendo pesquisa junto a produtores primários de leite, processadores e instituições no Vale do Taquari, uma importante área láctea do Rio Grande do Sul. O objetivo é caracterizar e analisar, considerando as mudanças impostas pelas novas condições de atuação, as relações entre, sobretudo, produção primária e processamento de leite, com suas implicações. O estudo revela diferenças de comportamento entre os empreendimentos processadores, mormente quando considerada a empresa de origem estrangeira. Os efeitos nas propriedades rurais, submetidas a exigências rigorosas, são importantes e se traduzem, entre outros, em diferenciação e abandono da produção, apesar das ações institucionais realizadas. Tal situação há de interpelar os formuladores de políticas de desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Janaína Führ, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). E-mail: fuhr.janaina@gmail.com.  

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Hoyêdo Nunes Lins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Führ, J., & Lins, H. N. (2023). Reflexos territoriais de mudanças em setores agroindustriais: estudo sobre uma realidade gaúcha de produção láctea. Revista De Economia, 44(83), 154–184. https://doi.org/10.5380/re.v44i83.83297

Edição

Seção

Artigos