Existe controle eleitoral no Brasil? Evidências nas áreas da educação e da saúde
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v45i85.82818Palavras-chave:
Reputação. Educação. Saúde. Efetividade da gestão. Reeleição.Resumo
Este artigo investiga o efeito da reeleição nos indicadores de cobertura e qualidade dos serviços de educação e saúde no Brasil. Usando a RDD como principal artifício para obter os resultados empíricos, realizou-se a comparação do desempenho dos prefeitos em primeiro mandato durante a gestão 2009-2012 com os resultados dos prefeitos em segundo mandato. As evidências encontradas indicam que prefeitos sob incentivos de reeleição apresentam melhor desempenho nos indicadores educacionais. Por outro, apesar da análise exploratória indicar efeitos positivos de incentivos a reeleição no acesso a saúde, não foram encontrados resultados robustos. Por fim, as estimativas não são significantes estatisticamente para explicar a qualidade da saúde. Assim, o principal resultado deste trabalho chama a atenção para o risco de maior deterioração dos serviços públicos básicos caso o instituto de reeleição seja cancelado no país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.