Determinantes das exportações de países selecionados da América Latina (Brasil, Argentina e México): modelos NARDL
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v44i83.82194Palavras-chave:
Exportações, Brasil, Argentina, México, Modelos NARDLResumo
O estudo desenvolve uma investigação empírica sobre os determinantes das exportações de três países selecionados da América Latina – Brasil, Argentina e México – no período entre o 1º trimestre de 1997 ao 4º trimestre de 2018. Foram estimados Modelos não-lineares Autoregressivos com Defasagens Distribuídas (NARDL). A metodologia econométrica permite o diagnóstico da existência de cointegração e do ajustamento no curto prazo através do Modelo de Correção de Erros (ECM). Como principais resultados alcançados por meio da análise empírica das relações de longo prazo dos modelos NARDL é possível afirmar que aumento (redução) da volatilidade cambial está associada a redução (aumento) das exportações. Por outro lado, a melhora dos termos de troca beneficia as exportações dos países Brasil, Argentina e México. Também é possível afirmar que apreciações cambiais impactam negativamente as exportações, principalmente do México e Argentina. Por fim, os resultados do modelo de correção de erros indicam que as exportações do Brasil (52%) apresentam maior velocidade de ajustamento ao equilíbrio de longo prazo diante de choques de curto prazo. A Argentina, por outro lado, apresentou a menor (40%) velocidade de ajustamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.