Influência socioeconômica das famílias sobre o rendimento dos filhos ocupados, de 24 a 33 anos de idade, que residem com os pais, no Brasil – nos anos de 1995 e 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v43i82.80851

Palavras-chave:

escolaridade, ambiente familiar, rendimento dos filhos.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a influência socioeconômica familiar sobre o rendimento dos filhos de 24 a 33 anos de idade que continuam residindo no domicílio com os pais, nos anos de 1995 e 2015. Em especial, verificar como alguns aspectos profissionais da pessoa de referência do domicílio impacta na vida profissional dos filhos. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 1995 e 2015, foram ajustadas regressões de rendimento para pessoas ocupadas, com idade de 24 a 33 anos, na condição domiciliar de filho, incluindo-se como variáveis explanatórias características pessoais, familiares e rendimento e escolaridade dos pais. As estimativas mostram que a escolaridade é significativamente importante na determinação da própria renda. Além disso, o setor de atividade, o rendimento e escolaridade dos pais são fatores que influenciam na conformação da renda dos filhos. Verifica-se também, ao incluir na equação características do ambiente familiar e dos pais, que ocorre uma diminuição da taxa de retorno da escolaridade, sugerindo que o efeito da educação sobre o rendimento pode estar superestimado em regressões de rendimento que não consideram a influência de aspectos familiares.

Biografia do Autor

Daniel da Silva Barros, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual da Maringá (2001), doutorado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004), e doutorado sandwish na Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris III. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição de rendas, mercado de capitais, análise de investimentos e estratégias empresariais. É vice-diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados da UEL.

Carlos Roberto Ferreira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná.

Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (1990), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Programas de Bem-Estar Social, atuando principalmente nos seguintes temas: aposentadorias e pensões, distribuição de renda, previdência social, concentração de renda e econometria.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Barros, D. da S., & Ferreira, C. R. (2023). Influência socioeconômica das famílias sobre o rendimento dos filhos ocupados, de 24 a 33 anos de idade, que residem com os pais, no Brasil – nos anos de 1995 e 2015. Revista De Economia, 43(82), 865–894. https://doi.org/10.5380/re.v43i82.80851

Edição

Seção

Artigos