O modelo de crescimento com restrição no balanço de pagamentos: uma síntese da literatura econômica
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v43i82.80371Resumo
O objetivo deste trabalho foi resgatar as principais contribuições ao modelo de crescimento com restrição no Balanço de Pagamentos e suas principais modificações, a partir do modelo seminal de Thirwall (1979). Os modelos de crescimento econômico com restrição externa vêm ganhando espaço a partir da abordagem de Kaldor (1968) e de Thirwall (1979) como uma teoria alternativa na explicação das taxas de crescimento. Neste contexto a demanda externa (as exportações) constitui a principal restrição para o crescimento, principalmente nos países em desenvolvimento. Logo, este trabalho resgata ideias semelhantes de que as exportações são essenciais para prover e sustentar o crescimento econômico de longo prazo. De forma que, a estrutura produtiva de uma dada economia deve gerar aumento das exportações que impliquem em taxas de crescimento com equilíbrio no balanço de pagamentos. Neste sentido, recomenda-se políticas econômicas e industriais que impulsionem setores mais dinâmicos, tal como a aceleração das exportações e consequentemente um maior crescimento econômico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

