Evidências adicionais dos efeitos de fatores globais sobre o mercado acionário brasileiro, usando o modelo vetorial autorregressivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v43i82.79972

Palavras-chave:

Brasil, mercado acionário, fatores globais, inter-relações, vetor autorregressivo

Resumo

Este trabalho objetiva verificar como o mercado de ações do Brasil é influenciado pelos seguintes fatores globais: mercado global de ações (S&P 500), taxa de câmbio, preço do petróleo WTI, volatilidade do mercado acionário (VIX) e índice de incerteza política dos EUA. Adotou-se a metodologia vetorial autorregressiva. Os resultados revelaram que, independentemente do período (subamostras ou total), as variáveis que afetaram de forma mais relevante o mercado acionário brasileiro foram o S&P 500, o preço do petróleo e a taxa de câmbio, variando apenas a magnitude da influência entre os subperíodos, e com grande destaque para o índice S&P 500.

Biografia do Autor

Edson Zambon Monte, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professor; Membro do Grupo de Pesquisa em Econometria (GPE); Departamento de Economia; Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Renzo Caliman Souza, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEco/UFES), bolsista FAPES. Membro do Grupo de Pesquisa em Econometria (GPE/UFES). 

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Zambon Monte, E., & Souza, R. C. (2023). Evidências adicionais dos efeitos de fatores globais sobre o mercado acionário brasileiro, usando o modelo vetorial autorregressivo. Revista De Economia, 43(82), 673–708. https://doi.org/10.5380/re.v43i82.79972

Edição

Seção

Artigos